subject: SOBRE A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE [print this page] Sobre a Teologia da prosperidade Sobre a Teologia da prosperidade
Posso Comea dizendo uma coisa: " a tal teologia da prosperidade apaixonante!"
Sua proposta a principio maravilhosa, nos coloca em uma posio onde tenta nos elevar a um grau sobre humano, como se evolussemos aparti do momento que usamos a f, ou passamos a viver em Cristo. No livro do Dr. Paulo Romeiro, ele em declara que a Teologia da prosperidade em certos pontos passa lies valiosas, do tipo:
Ensina-nos a crer que nossas oraes so ouvidas e surtem muito efeito.
Eu concordo! L os livros do pastor Haggin maravilhoso! Eu me sentia renovado, com o ar de Super-homem. Pena que tanto na pratica no funciona e biblicamente totalmente hertico.
Este ensino to distorcido que sendo ensinado o uso da f para materializar e fazer com que a ao de Deus se manifeste, acaba transformando-se em um outro conceito diablico, no qual estudiosos chamam de TRIUNFALISMO. Um estilo de cristianismo medieval, misturado com uma mstica espiritual e uma gororoba de absurdos, que mais contrariam a f do que a fortalecem, deixando o discpulo do senhor alienado.
O uso da palavra de f, que a confisso positiva, um fundamento desta doutrina, passou a ser ensinado com outro termo, a determinao. Da para frente a doutrina se distorce mais ainda, dando espao a igrejas que enfatizam a cura e libertao, em um show de exorcismo coletivo e cura mirabolantes,cheia de testemunhos ordinrios.( isto falo no pela cura em si, mas pelo fato das atribuio das mesma, exemplo disto a propaganda altamente ofensiva da igreja ou da campanha decorrente.) Adiante o negocio abre espao a megalomanacos, e ao uso distorcido das contribuies de fieis despreparados e desorientados. O pior de tudo isto a destruio da graa de Deus, que passa a ser barganhado, de uma maneira estpida, desde cultos de campanhas a leilozinhos cara de pau das igrejas triunfalistas.
Eu em verdade nunca vi comentrio sobre esse tal Triunfalismo. Somente em um estudo em escola dominical. Mas englobando tudo, farinha do mesmo saco, tudo termina em argumento de prosperidade. As denominaes sem perceberem j caram na onda. As pregaes so bombardeadas pela mesma ladainha das tais igrejas desorientadas, e a corrupo corre frouxo dando a entender que esses so frutos de tal ensino. Da a briga descomunal pela mdia e o desvio de conduta do clero.
Aqui no Brasil, a igreja Universal simplesmente inaugurou um novo tempo para o protestantismo ( que deixou de protestar a muito tempo), sendo seguida por outras igrejas oriundas de suas doutrinas. O bispo Macedo, cada dia mais , a medida que envelhece, fica mais obcecado e megalomanaco. Enquanto nascem ao seu redor igrejas como a Mundial do poder de Deus, uma verso mais light da IURD. ( farinha do mesmo saco ) mas a parada mesmo a briga pela mdia, e a igreja lotada de pessoas, sendo conduzidas a barganha com Deus.
Enquanto escrevo isto, lembro-me que esta teologia da prosperidade, invadiu o continente africano, onde em certos pases o numero de igrejas desta laia enfetam a cabea do povo de engano.
, a teologia da prosperidade do Kenet haggin mudou, passou a ser o triunfalismo do Edir Macedo. E tudo acaba em excrementos de maldade, mudana da graa de Deus para a desgraa do Homem.