subject: AMOR E AMIZADE [print this page] "AMOR,amado meu,queria tanto te conhecer,esgueirar-me lentamente no teu corpo,deslizar meus dedos por dentro das tuas mos,fazer dos teus dedos minhas luvas,aconchegar-me em ti,respirar teu pensamento."(Marina Colassanti). Amar ser o outro; entende-lo,penetr-lo, nos colocar no seu lugar,nos identificar com ele.Amor presena,um sentimento forte e autentico;quando esse sentimento aflora,ns samos de nos mesmos para ser o outro,sentir como ele,sem,todavia,deixarmos de ser ns mesmas,sem perder a noo da realidade,sem ocupar o espao do parceiro.Ser cmplice,mas,no, castradora.Amar,ento detectar desejos,colocar-se no lugar do amado,entende-lo,sem ,porm,abrir mo dos nossos desejos e crenas.Preciso compreender as emoes do parceiro para poder prioriz-las;Se amo,sem conhecer,no posso penetrar nessa pessoa,nem satisfazer suas necessidades.O conhecimento do outro,nem necessita ser fsico,ele no precisa estar sentado mesa do caf,pode inclusive estar a quilmetros de distancia,voc pode nunca t-lo visto;mas,voc o conhece;participa de suas emoes,entende seu linguajar,reconhece suas necessidades.Ele no um suporte para minhas fantasias,porque eu estou ligada por um tnue liame s suas aspiraes mais profundas,eu posso ver atravs do seu pensamento,telepaticamente,talvez,eu comungo com ele no altar da afeio.Seus sentimentos so dele,mas,ele os reparte comigo,ele confia. O amor me faz enxerg-lo transparente, puro.;isso,porque ele honesto,se fosse um cafajeste,eu poderia at toler-lo,desculp-lo,mas ,lhe negaria o meu amor.Um individuo trancado dentro de si mesmo,no pode compartilhar nada e nada pode doar;e,a doao de si mesmo o que esperamos do amor.Por isso,talvez,o amor foge das pessoas egostas e centralizadoras.Mas,quando podemos afirmar:Vejo atravs dele,dentro dele,sei que no me engana,a,sim,podemos nos entregar ao amor com confiana e alegria.No me refiro apenas ao amor fsico;a amizade,que o outro nome do amor,e,dura mais que este,tambm cabe como uma luva nessas palavras e nelas se alimenta.A amizade razo,mas,tambm,doao;o amor, paixo,infinito enquanto dura,mas,tambm entrega,tambm doao.Ambos,amor e amizade,so um osis que nos ajuda a atravessar o deserto da vida.
Baiana,mulher,66 anos,professora,escritora Profissional,trilingue;gosto de arte,literatura,cinema,viagens. Livros Publicados: Livro de Famlia Textos Seletos Maktub Contos e Causos Membro da Academia Pooense de Letras (Artigonal SC #3278436)