subject: A incorporação dos fatores éticos, sociais e ambientais na metodologia dos C's de Crédito [print this page] A crise financeira que ficou conhecida como " Crise do Subprime", trouxe consequncias negativas para economia americana, como desemprego, estagflao( estagnao econmica com inflao), desvalorizao do dlar e a quebra de Instituies Financeiras gigantescas.
Como todo momento de crise, comum emergir na sociedade comportamentos e pensamentos extremamente radicais em oposio ao modelo aparentemente fracassado. Desse modoemergiu na sociedade americanaa discusso sobre um maior controle ao sistema financeiro e aos modelos de concesso de crdito.
Nesse sentido, o presente artigo tem como proposito propor que os fatores relacionados ao desenvolvimento sustentvel sejam incorporados ao modelos de concesso de crdito.
A idia se baseia no conceito do Triple Botton Line ou Trip da Sustentabilidade, que consiste no equilbrio entre os fatores econmicos, sociais e ambientais.
O processo de anlise de crdito deve ser capaz de determinar o risco de uma transao que envolve o cliente.
Com base na poltica de crdito adotada pela instituio financeira, estabelecido um sistema de anlise de crdito, composto usualmente de ferramentas quantitativas, que envolvem clculos matemticos, e a anlise qualitativa das informaes processadas, envolvendo analistas de crdito, buscando-se integrar esses dados, para determinar o risco.
Para determinar o risco de crdito, os conceitos amplamente usados soos tradicionais Cs de crdito, que so: carter, capacidade, capital, condies e colateral.
O Carter que reflete o real interesse dos tomadores de crdito em pagar as dvidas contradas. Normalmente ele determinado pelo histrico de comportamento, ndole, tica.
Nesse caso, a busca por informaes sobre operaes anteriores, perfil, dos clientes se tornam fundamentais.
A capacidade deve refletir a habilidade e competncia dos gestores de empresas em honrar suas obrigaes, pois no basta querer pagar, necessrio ter condies e capacidade para tal.
No que se refere s condies, o que se avalia nesse C de crdito so os fatores relacionados ao ambiente externo, tais como polticos, econmicos, legal. So conhecidos como fatores externos empresa.
O capital, que expressa para muitos, o resultado dos Cs carter e capacidade, apresentar a situao patrimonial do cliente, sua solidez, capacidade de pagamento de dvidas, gerao de caixa (EBITDA).
Finalizando, o colateral, que significa a garantia de que dispe o cliente no momento da obteno de um crdito, e caso esse no honre as obrigaes possa ser acionado, ressalta-se, entretanto, que esse C deve ser avaliado juntamente com os demais.
Como proposta,os fatores relacionados sustentabilidade devem estar presente nos modelos de avaliao e concesso de crdito, pois a humanidade deve se preocupar com a perenidade das geraes futuras, sendo assim,ao C Carter adiciona-seos fatores ticos e sociais e ao C Condies os fatores ambientais.
A incorporao dos fatores ticos, sociais e ambientais na metodologia dos C's de Crdito
graduado em Administrao de Empresas pela Universidade Cidade de So Paulo (2001) e possui especializao em Deciso de Investimentos e Avaliao Estratgica de Riscos pela Pontificia Universidade Catlica de So Paulo - PUCSP (Artigonal SC #3274113)