subject: A informação como fator de competitividade [print this page] Dentro do contexto atual do mundo globalizado aonde o planeta constitudo de pessoas e com a unio destas entorno de um objetivo criam as organizaes avanam incansveis para um futuro cada vez mais complexo tendo como eixo norteador a informao, propulsora da evoluo humana marcada cada vez mais pela competitividade e sobrevivncia em seu meio.
A organizao ao longo de sua trajetria temporal passa por vrios estgios, do cultivo da terra e produo de bens primrios visando o atendimento de necessidades ligado sobrevivncia, em um segundo momento desse cenrio evolutivo pelo acmulo de capital devido ao aprimoramento do sistema capitalista e finalmente com a sofisticao dessas em um mesmo segmento de atuao comercial geram acmulo de dados que depois de tratados, a informao e finalmente na interpretao segundo a experincia intrnseca do ramo advm o conhecimento da realidade, esta posta como mediadora para a consecuo de objetivos e metas para a gerao de vantagens mpares sobre seus concorrentes.
sabido que os grandes avanos da tecnologia nascem da competio cada vez mais acirrada entre as organizaes no intuito de oferecer mais qualidade, conforto, benefcios em seus produtos e servios completando ainda mais as necessidades humanas tomando fatias de mercados e criando outros.
A evoluo das empresas forou a especializar-se neste novo contexto, oferecendo produtos e servios ainda mais diversificados e sofisticados, emergindo as que mantm em seu rol de servio a manuteno destes dados e informaes para consulta e venda aos usurios que delas precisam para alavancar resultados operacionais, lanado as bases para o "Capitalismo Digital" sendo caracterstica fundamental o acmulo de dados e informaes estratgicas segmentados por reas e setores.
A humanidade sempre precisou de informaes para a sua sobrevivncia e com o advento das tecnologias da informao (TI), este compartilhamento se tornou to rpido e instantneo que gerou um acmulo que se torna impossvel a busca e pesquisa das mesmas entre aquelas que so uteis, recentes, obsoletas e ainda vagas. Para tanto precisamos adotar um referencial daquilo que precisamos encontrar para assim restringir as buscas tornando mais eficiente e eficaz.
Um modelo representa ou descreve os elementos relevantes de um processo ou de uma situao e as interaes existentes entre eles.
Contudo a escolha destes quadros pode apresentar desvantagens nas formas de coletar, analisar, compreender e aprender sobre a realidade.
Para melhor compreender a revoluo da informao,elencamos abaixo os estgios marcantes:
- 1 Revoluo foi o advento da inveno da imprensa, atravs dos tipos mveis de Gutemberg;
- 2 Revoluo foi a com a profissionalizao do mercado editorial;
- 3 Revoluo foi com o advento dos computadores;
- 4 Revoluo segundo Peter Drucker est ocorrendo no seio das organizaes, pois somente elas, e no a tecnologia so capazes de transformar informao em produtividade e competio resultando em diferencias e benefcios adicionais para clientes, funcionrios e fornecedores.
Portanto preciso compreender as caractersticas e contribuies deste recurso chamado informao e desenvolver mecanismos para sua adequada captao, manipulao e exigindo dos profissionais o desenvolvimento e aprimoramento de novas habilidades de identificao, seleo e interpretao das informaes importantes no seu uso decisrio melhorando seu aspecto qualitativo.