subject: O que é e o que não é Espiritismo [print this page] Eu j sei "a verdade", pra que perder tempo com "a mentira"?
Foi um pensamento como este que estagnou o pensamento filosfico e cientfico por quase mil anos na histria da humanidade.
E assim que muito esprita ainda pensa.
A Idade Mdia, subjugada tutoria da Igreja Catlica, foi um perodo em que o pensamento filosfico foi escravizado. Sim, a Filosofia se tornou literalmente "serva da Teologia", e tinha como nica funo esclarecer a f.
Apesar de empreender um aprofundamento nos estudos de pensadores como Aristteles, este perodo no trouxe avanos significativos. Isso se deu porque "a verdade" j havia sido encontrada.
Sim, ela estava logo ali, revelada na Bblia. Ora, se o homem ento j estava de posse da verdade, que lhe foi revelada diretamente do cu, por que perder tempo filosofando?
Repetindo o passado a grande maioria de pessoas que chegam doutrina vem de leituras de romances medinicos e para estes ali esta a verdade, portanto para estes Kardec que tem que se submeter ao que revela o esprito X e no ao contrrio.
So os modernizadores que questionam porque deveramos ficar estagnados as revelaes de mais de 150 anos atrs, e pensam estar refutando Kardec, sem terem lido, estudado, analisado e esmiuado o LM, LE, O Que o Espiritismo a Revista Esprita entre outros.
Ou seja, porque perder tempo filosofando se eu j sei a verdade? Para estes o fato de fulano ou cicrano, o mdium x ou y j terem refutado esta viso suficiente.
Mas estes argumentos cometem boa e velha falcia ad verecundiam, isso , o "apelo autoridadde." Ou seja, acredita-se em uma determinada posio no por causa de sua correspondncia realidade ou pela fora de suas premissas que levam a uma concluso lgica inevitvel, mas por causa de uma autoridade qualquer que diz que deve ser de tal e tal modo.
Foi por argumentos assim que por tanto tempo a humanidade acreditou que era o Sol que girava em torno da Terra, e no o contrrio. As "autoridades" diziam isso, apesar de pensadores da corrente "no-oficial" j terem descoberto o contrrio.
Acredita-se s vezes que determinado pensador foi "refutado" simplesmente porque existem crticas sua obra.
Mas como saber se as crticas so procedentes se eu no conheo o pensamento criticado?
Como saber se o crtico est expondo corretamente o pensamento do seu opositor?
A metodologia esta explicita em implcita na obra de Kardec.
4. As contradies, mesmo aparentes, podem lanar dvidas na mente de certas pessoas. De que mtodo pode servir-nos para conhecer a verdade?
Para discernir o erro da verdade necessrio aprofundar no entendimento dessas respostas, meditando-as demorada e seriamente. um verdadeiro estudo que se tem de fazer. Precisa-se de tempo para isso, como para todos os estudos.
Estudai, comparai, aprofundai-vos nas questes. Temos dito incessantemente: o conhecimento da verdade tem esse preo. Como quereis chegar verdade interpretando tudo segundo as vossas idias estreitas, que considerais grandes idias? Mas no vem longe o dia em que o ensino dos Espritos ser um s para todos nos detalhes como nas linhas mestras.
Sua misso a de destruir o erro, mas isso s se consegue gradativamente.
(O Livro dos Mdiuns / Cap. 27 CONTRADIES E MISTIFICAES)
"H polmica e polmica; e h uma diante da qual no recuaremos jamais, que a discusso sria dos princpios que professamos."