subject: COMO COMECEI NO ESPIRITISMO [print this page] COMO COMECEI NO ESPIRITISMO COMO COMECEI NO ESPIRITISMO
Sempre fui vidrado em igreja catlica desde que me conheo por gente. Quando eu morava em Loanda, no Paran eu fugia de casa e ia assistir missa na igreja que ficava bem prxima de minha casa.Eu tinha apenas 5 anos de idade. Infelizmente meus pais nunca me levaram a uma igreja, nenhuma delas.
Mudando para Rosrio Oeste, eu acordava todas as sextas feiras e ia assistir missa na igreja N. S. do Rosrio. Eu tinha agora 7 anos de idade. O vigrio local chegou a me convidar para bater os sinos s 6 horas da manh, o que recusei, pois j tinha experimentado puxar aquela corda e no agentei.
Meus pais tinham-me matriculado no grupo escolar presidente Marques, mas eu fugi e me matriculei sozinho na Escola Sagrado Corao de Jesus e l fiz amizades com as irms de caridade, passando a ser ajudante da cantina.
Como meus pais faziam alguns trabalhos medinicos em casa de vez em quando, eu assistia a estas sesses, s vezes at escondido deles.
Mudando para Nortelndia no Mato Grosso, continuei freqentando a Igreja N.S. Sant'Ana. Ia igreja todos os domingos. Nenhum membro de minha famlia me acompanhava.
Fui matriculado na Escola Paroquial Sant'Ana, mas por um probleminha que tivemos, fomos parar no grupo escolar Idalina de Farias, mas foi por pouco tempo, pois logo eu estava no Ginsio Estadual "21 de maro" que era dirigido por padres Jesutas. Ali fiz o I e o II graus.Fiz amizade com o padre, tornei-me coroinha e participava dos eventos da igreja. No deixava de participar das reunies medinicas que existiam em minha casa que se tornou um centrinho. Vivia cheio de gente em casa e fui me adaptando ao Espiritismo.
Nas aulas de religio eu s tirava notas boas e a Irm Rafaela que ministrava estas aulas ficava impressionada com os rendimentos que eu obtinha em suas aulas. Vivia me elogiando, mas eu nunca disse a ela que j estava na Doutrina Esprita.
Como no meu tempo no havia Evangelizao Infantil, nem mesmo centros espritas nas pequenas cidades, eu procurava aprender as coisas a minha maneira. O Espiritismo de meus pais era muito pobre. Eles conheceram o espiritismo por um acaso* e praticavam a Doutrina erroneamente: usando incensos, velas, rezas da Igreja catlica. Faziam simpatias, garrafadas e assim por diante. Eu no coadunava com nada disso e tinha uma sede muito grande em conhecer a doutrina. No sabia onde encontrar mais conhecimentos. J tinha presenciado muitos fenmenos espritas, muita coisa estranha tinha acontecido comigo. Eu estava ento com 20 anos e no sabia mais o que fazer para ampliar meus horizontes espritas.
Perto da nossa casa havia um morro bem alto e a rodovia s ia at ele. Quando chovia descia uma enxurrada to grande que formava um rio. To forte era a correnteza que ningum passava de um lado ao outro.
E foi assim que uma noite deu uma chuva enorme. Estava noite e tudo virou um breu. Nunca vi tanta gua e a velocidade da mesma. Pensei que ela levaria nossa casa. No outro dia levantei-me bem cedinho e fui ver o estrago que a chuva causara. Ainda escorria muita gua. Fiquei ali parado quando vi uma revista descendo lentamente pela enxurrada. Ela veio bem devagarinho e parou bem em frente a minha janela. Eu tentei peg-la, mas ela escapava. A minha curiosidade aumentou muito, pois no morava ningum mais alm de ns naquele pedao de rua. Com muita dificuldade consegui pegar a revista e fiquei extremamente contente. Era uma revista Reformador de outubro de 1973. Estvamos no ms de novembro. Deixei-a secar bem e s ento fui ler o contedo. Foi assim que tomei contato com a verdadeira doutrina esprita. No ano seguinte mudei para Cuiab onde vim cursar Letras, depois Direito e depois Teologia. Nunca mais abandonei a Doutrina Esprita e hoje dirijo o Lar Esprita Caminheiros da Luz, onde com uma equipe de trabalhadores voluntrios, levamos a doutrina e vrios cursos profissionalizantes gratuitos a todos aqueles que nos procuram.
At hoje fico pensando como aquela revista foi parar ali, sendo que no morava ningum mais naquela rua, no havia nenhum lixo pra dizer que algum a tinha jogado. E parar logo na janela do meu quarto, eu que tanto buscava ampliar meus conhecimentos na doutrina Esprita. Imediatamente entrei em contado com a Federao esprita Brasileira, fiz uma assinatura da revista e tenho todos os exemplares da revista desde o ano de 1970.
*O Esprito do Alfredinho "Publicado na Internet" Deste autor