subject: A determinação de um líder [print this page] Muitos podero perguntar: _O que faz nascer um lder? _Por qu? _Quando? _Onde? _A posio hierrquica propicia o poder de liderana? _Quem pode ser lder? _A capacidade de comandar inata ou adquirida? _Ou pode ser gentica? . . . Como se pode constatar, o assunto realmente polmico, portanto pode criar discusses homricas, baseadas na Sociologia, na Psicologia, na Administrao, na Medicina Gentica, e por a vai. Uma coisa certa, no momento em que encontrarmos o "ponto focal" que determina o nascimento de um lder de verdade, da basta usarmos o raciocnio lgico para desenrolarmos todas essas questes, sem muitas complicaes e embaraos.
Podemos comear pesquisando, jogando a hiptese da "ocasio", ou seja, dentro de determinadas circunstncias, em que h algum perigo iminente, algum no meio de um grupo em dificuldades se posiciona frente dos demais, muitas vezes usando sua experincia e conhecimento, e passa a tomar medidas de organizao, de sensatez e de tranquilidade, assim muitas vezes at salvando vidas de pessoas. Tambm, em meio a uma reunio importante, onde o assunto, por ser polmico, venha a criar situaes de desentendimentos, com ofensas pessoais, na iminncia de poder chegar "a vias de fato", pode surgir algum que toma a iniciativa de "pr ordem na casa", falando com firmeza, impondo-se aos demais, conseguindo assim controlar, no pulso, uma situao conflituosa, transformando o ambiente para uma situao de harmonia, demonstrando a vitria do bom senso sobre o descontrole emocional.
Podemos tambm estudar o caso de pessoas que, ao serem guindadas a posies de chefia, passam a mostrar grande fora persuasiva, pulso forte com sensatez e, ao mesmo tempo, uma destacada empatia, tudo isso sem necessidade de forar imposies ou ameaas de qualquer ordem. H casos at em que esse superior passa a se preocupar em trazer para junto de si o subordinado que mostre maior interesse em progredir, seja confivel, prestativo, obediente dentro do bom senso, com a inteno de preparar-lhe como seu futuro substituto. Pois bem, esse chefe , sem dvida, um lder, bastando ter-lhe aparecida a chance de dar vazo a essa qualidade, seja inata, adquirida ou gentica, o que pouco importa. O que podemos observar que existem superiores hierrquicos que no so e nunca sero lderes, porque so chefes que "mandam", procuram sempre mostrar que tm poder, humilham subordinados e, o que pior, discriminam aquele auxiliar que se destaca perante os outros, ao mesmo tempo em que apoiam os "puxa-sacos", e ainda no assumem qualquer responsabilidade sobre erros ou desmandos, sempre atribuindo aos subordinados todas as culpas, com isso procurando se perpetuarem na posio, por medo dos "sombras", ou pelo pavor do aparecimento de suas falhas e limitaes - tudo demonstrao prpria dos incapazes, dos inseguros e dos pobres de esprito o engraado e o triste que muitos desses infelizes chegam a ser idolatrados pelos incautos e tolos.
O homem constitudo tanto de esprito, que representa a energia da vida, como tambm de matria, que representa o instrumento que propicia a evoluo espiritual atravs do cumprimento de seu destino, pelo meio do aprendizado constante, por conta do enfrentamento de toda sorte de dificuldades, alternando vitrias e derrotas, rumo concretizao do ambiente paradisaco na Terra. S que essa uma condio que ser possvel apenas para aqueles que fizerem por merecer, por essa razo est havendo uma seleo divina, sendo mostrada para quem tiver a capacidade de enxergar.
Em suma, o que caracteriza um verdadeiro lder a sua alta individualidade, prpria dos possuidores de uma espiritualidade de nvel superior, por isso a fora de sua personalidade se manifesta com plenitude, suplantando assim as demais personalidades em: atitudes, determinao, segurana, confiana, f, esprito de busca, inteligncia, sabedoria, fora de vontade, viso ampla e amor altrusta - apenas isso, nada mais.
Desde 1972, dedico-me ao estudo da Filosofia de Vida Oriental Moderna, tendo participao ativa como professor-dedicante em palestras sobre a matria, j tendo lanado 2 livros a respeito (sem fins lucrativos), pela Grfica Odeon, na Cidade de Araras-SP (perto de 125.000 habitantes), onde resido desde 1998:
'A Filosofia do Paraso' - em 2003;
'Os Scios e a Sociedade' - em 2006.
Atravs do Opinio Jornal (Dirio de Araras), tenho uma coluna semanal, desde junho de 2007, onde so publicados meus textos, todas as quartas-feiras, que me tm rendido muito retorno, pelo aumento do meu crculo de amizades.
Meu objetivo de vida, hoje, resume-se na propagao dos conceitos orientais filosficos ultra-modernos, com base nos ensinamentos do Grande Mestre Mokiti Okada (1882/1955), isso tudo sem qualquer cunho financeiro ou religioso, mas simplesmente para servir de reflexo das pessoas deste mundo, com relao aos acontecimentos e aos comportamentos que esto se manifestando, cujo resultado est sendo a criao de um mundo infernal, prestes a entrar em processo de extino, pelo aquecimento global.
Meu esforo maior est sendo no sentido de servir como o pssaro que tenta apagar o incndio na floresta, apenas buscando gua no lago, pelo bico, mesmo sabedor da prpria pequenez, porm com o intuito de despertar o maior nmero daqueles que possam agir em coletividade, at conseguirem apagar tudo.
Talvez eu possa parecer um visionrio, mas tenho a declarar, com toda segurana, que a minha experincia, dentro do tema filosfico/cientfico/religioso que estou divulgando, me d foras e respaldo para prosseguir at os ltimos dos meus dias. (Artigonal SC #3273318)