Vamos topar este desafio e apresentar um plano bsico, mostrando o que tem de estar presente neste modelo, para viabilizar um empreendimento. preciso dividir o processo em etapas, e mostrar ao advogado que existe uma estratgia para cada etapa, com o objetivo de tornar seu escritrio uma organizao lucrativa e uma fonte de prazer pessoal e realizao profissional.
Mudana de postura do profissional
O advogado no acorda um belo dia e resolve tornar-se um homem de negcio. Ao contrario, primeiramente ele precisa realizar um mudana comportamental e alterar a forma de encarar a profisso que abraou. No basta ser apenas um tcnico competente, preciso desenvolver outras reas de interesse e novas formas de interagir como o mercado. Algumas mudanas necessrias so:
Alm de um tcnico, ele necessita tambm se tornar Gestor e Empreendedor.
Precisa desenvolver competncias como comunicao, relacionamento interpessoal, liderana, habilidade de negociao, capacidade de trabalho em equipe, criatividade e conhecimento do mundo dos negcios.
Deve orientar o escritrio para uma rea do Direito que melhor represente suas aspiraes pessoais e profissionais, e que esteja de acordo com suas habilidades e competncias naturais. fundamental descobrir qual rea melhor desperta sua "paixo pela profisso".
Estratgia organizacional
Elabore um organograma funcional do negcio, colocando nele os setores que devero ser administradas quando o empreendimento estiver funcionado "a todo vapor". Muitos escritrios se organizam em torno de pessoas, em vez de se organizarem em torno de funes, desta forma as responsabilidades no ficam bem definidas e isto pode resultar em conflitos.
Sem um organograma, as coisas vo depender da sorte, de um timo relacionamento, da boa vontade e da personalidade de cada scio. Infelizmente, estes ingredientes no so os melhores atributos para um empreendimento de sucesso, ao contrario, a receita para o caos e o desastre.
Vejamos o exemplo de um organograma bsico. Digamos que trs profissionais se associaram e resolveram batizaram seu escritrio com o sobrenome dos scios, chamando-o de "Ferreira, Fontes, Silva e Advogados Associados". Aps reunio, onde analisaram a experincia de cada um e suas aptides pessoais, decidiram a seguinte diviso de responsabilidade.
Diretor Presidente Scio Ferreira, responsvel pela realizao global dos objetivos estratgicos.
Diretor de Marketing Scio Fontes, responsvel pela busca de clientes e promoo da marca.
Diretor de operaes Scio Silva, responsvel pelo gerenciamento dos processos judiciais e contratos dos clientes.
Diretor financeiro Scio Ferreira, responsvel pelo gerenciamento financeiro.
Aps a diviso de funes, os scios podem celebrar um contrato formal entre si, assumindo cada um suas responsabilidades, sendo que o scio Ferreira, alm da funo de Diretor presidente, ficou com a funo de diretor financeiro.
Em seguida podero expandir o organograma em mais nveis, para incluir outras funes que devero ser exercidas, no futuro, por eles mesmos e tambm por colaboradores, estagirios, recepcionistas, etc.
Estratgia de marketing
A pergunta a seguinte: como conquistar continuamente clientes, de forma lucrativa, e promover o crescimento sustentado do negcio?
A resposta obvia : utilizar aes e ferramentas de marketing eficazes. Algumas delas so:
Desenvolver parcerias e relacionamentos profissionais com outros profissionais de reas correlatas.
Participar de associaes e entidades de classe que congreguem seus principais clientes alvo.
Promover eventos e ministrar palestras com objetivos informativos juntos aos clientes em potencial.
Publicar artigos informativos em sites, jornais e revistas sobre temas de interesse de seu pblico.
Desenvolver um relacionamento com os meios de comunicao prestando sempre informao que despertem interesse.
Elaborar um cadastro de clientes atendidos e manter contato e relacionamento permanente com os mesmos.
Utilizar todo o potencial da internet atravs de sites, blogs, newsletter e participao em grupos de discusso e comunidades profissionais.
Utilizar carto de visita e um folder com a apresentao dos servios do escritrio.
Todas estas aes precisam estar de acordo com o Cdigo de tica da OAB.
Estratgia de sistema
Neste ponto, o negcio j estar formatado. Os scios do escritrio mudaram sua viso profissional adaptando-se nova conjuntura empresarial, desenvolveram as competncias necessrias ao sucesso do negcio e criaram uma estrutura organizacional alm de terem definido o mercado que vo atuar.
Resta agora criar um sistema, para incorporar todas estas aes, ferramentas e decises tomadas ao dia a dia do empreendimento. A estratgia de sistema permite trs coisas:
Documentar o roteiro e as aes a serem desenvolvidas,
Medir os resultados alcanados.
Orquestrar as aes de forma a tornar o negcio uma verdadeira engrenagem que funciona pra valer.
Cada scio, e tambm os colaboradores que vierem a participar do empreendimento, tero funes e responsabilidades especficas, e devero prestar conta das mesmas.
Estratgia gerencial
No Inicio deste texto fizemos uma citao do conhecido consultor de empresas americano Michael Gerber, autor do livro "O Mito do Empreendedor", (Editora Saraiva, 1986), que diz: "Trabalhe o seu negcio, e no em seu negcio".
Esta frase significa que devemos levar em conta que o mercado e os gostos e expectativas dos clientes mudam continuamente. Por isto, um empreendimento de sucesso precisa acompanhar as tendncias e evoluir continuamente.
O consultor Vicente Falconi, um dos responsveis pela implantao do "Choque de Gesto" em diversas administraes pblicas e privadas no Brasil, nos d a receita de como gerenciar um negcio, atravs do Ciclo PDCA de Controle de Processos Gerenciais, em seu livro "TQC Controle da Qualidade Total", (Fundao Christiano Ottoni, 1992).
No chamado ciclo PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACTION), existe quatro fases bsicas de controle: planejar (P), executar (D), verificar (C) e atuar corretiva e evolutivamente (A).
Portanto, no PDCA necessrio:
Fazer o planejamento, estabelecendo metas e definindo os meios de se atingir as metas propostas.
Executar as tarefas exatamente como previstas no plano e coletar dados para observao do processo.
A partir dos dados coletados, verificar se os resultados propostos foram alcanados.
Nesta etapa se faz a ao corretiva onde se detectou algum desvio, para evitar que volte a ocorrer, e tambm realizar as melhorias necessrias evoluo do empreendimento.
Ser um gestor de sucesso no apenas conseguir fazer a maquina funcionar da mesma forma, ao longo do tempo, mas tambm evitar que a rotina tire o vigor e a criatividade do empreendimento.
preciso reinventar seu negcio a cada perodo de tempo, inovar e explorar oportunidades, desenvolver aptides e atender seguidamente as novas expectativas dos clientes. A mudana deve se tornar parte da rotina, pois a estagnao do escritrio gera perda de motivao, de criatividade e da paixo pela profisso.
Construindo o sonho profissional
Ao desenvolver um plano de negcios como este, o advogado estar dando o primeiro passo para alcanar o seu sonho profissional. Estas so as linhas gerais, mas tambm um roteiro prtico e funcional. No um caminho fcil e sem sacrifcio, na verdade exigir disciplina e determinao, esforo e pacincia. No entanto um plano que funciona de verdade.
Ari Lima
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