subject: Marketing Jurídico e o Código de Ética da OAB [print this page] Neste momento em que est surgindo, timidamente, uma nova cultura no meio jurdico sobre a necessidade da gesto de marketing nos escritrios e na carreira de advogados, com a implantao do chamado "marketing jurdico", levanta-se uma questo crucial: como conciliar a implantao de um programa de marketing com as limitaes impostas pelo Cdigo de tica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)?
Esta questo torna-se bastante pertinente neste momento, pois o movimento que ns, os consultores de marketing jurdico, fazemos no sentido de levar esta filosofia do marketing para dentro dos escritrios de advocacia e dos cursos de Direito, desperta tambm uma reao, at certo ponto, em sentido contrrio de alguns setores jurdicos preocupados que este marketing no venha a ferir o Cdigo de tica da OAB.
De maneira geral, tenho percebido um grande cuidado, por parte dos consultores, de trabalhar dentro dos limites impostos pelo Cdigo, e mais recentemente com a flexibilizao de muitas aes, permitidas atravs do Provimento 94/00, comentadas no livro "MARKETING JURDICO A Nova Guerra dos Advogados", Editora Juru (2003), do consultor Rodrigo D. Bertozzi.
No pretendo apressar nenhuma concluso, como tambm no me cabe contrapor argumentos queles que se preocupam com a novidade da chegada da gesto do marketing aos escritrios de advocacia, gerando o surgimento de uma nova era para o setor jurdico. Mas pretendo opinar na matria, em funo de minha experincia de tantos anos trabalhando com marketing e vendas no setor comercial.
Acredito que perfeitamente possvel utilizar todas ou quase todas as ferramentas do marketing tradicional no setor jurdico. Mais do que possvel, neste momento especialmente necessrio fazermos esta adaptao, conciliando as possibilidades de promoo de carreira e dos escritrios com os limites ticos impostos pelo Cdigo da OAB.
As ferramentas de marketing so como um bisturi nas mos de um mdico, podem ser utilizadas de maneira til e benfica ajudando o paciente, ou de forma inadequada ferindo e prejudicando o mesmo.
Um escritrio de advocacia precisa de ferramentas para se promover, precisa aprender a utilizar o marketing de maneira til e tica, como ocorre em outras profisses. Mas qual a funo dos consultores neste contexto? Ensinar apenas o marketing aos advogados, ou no seria uma tarefa conjunta para adequarem as ferramentas do marketing ao cdigo de tica?
Ser que neste momento no necessrio explorar todas as possibilidades do marketing no setor jurdico, em conjunto com os advogados, buscando e descobrindo os limites e as possibilidades que este marketing poder trazer em benefcio da carreira de tantos milhares de novos advogados e da sobrevivncia comercial de escritrios?
Tenho visto muita discusso sobre se tico ou no a utilizao do telemarketing, da correspondncia e de algumas outras ferramentas de marketing no setor jurdico. Mas, bom lembrar que o marketing muito mais do que isto. O marketing uma forma de atender necessidades, uma maneira de se relacionar melhor com os clientes, o desenvolvimento de competncias, de produtos e servios com o objetivo de servir melhor e encantar pessoas.
Por outro lado, acredito que possvel tambm utilizar ferramentas de marketing como correspondncia e telemarketing de maneira harmnica com os interesses destes clientes, de forma a criar comodidade, de inform-los, de prestar-lhes servio, sendo mais uma questo de bom senso e de criatividade.
Por tudo isto entendo que esta discusso pode ser benfica e esclarecedora. Advogados precisam conhecer melhor o que significa marketing, assim como ns consultores de marketing precisamos aprender mais sobre o contexto jurdico, e a partir deste debate construir uma nova maneira de lidar com estas questes.
Ari Lima
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