subject: Realitys musicais no Brasil – um show de exploração [print this page] Nos ltimos anos, os reality shows sobre msica tm recebido uma grande ateno da mdia, especialmente da televiso. No so raros os programas com o tema: American Idol e outros da mesma franquia, como o nosso dolos, High School Musical A Seleo, Astros, Quem sabe canta, quem no sabe dana, do Programa Raul Gil, Popstars, etc. Ao menos no Brasil, no entanto, latente a sensao de que faltam talentos musicais, daqueles indiscutveis, como o dos vencedores do American Idol dos Estados Unidos. claro que impossvel generalizar, mas para a grande maioria dos concorrentes, falta mesmo.
O problema que o pblico atrado para as inscries no , em sua maioria, constitudo de profissionais da rea. O deslumbramento de que muitos dos candidatos vtima, junto ao objetivo de alcanar um sucesso estrondoso e at mesmo vivenciar a pura e simples necessidade de aprovao, atrai um nmero inesgotvel de candidatos despreparados e ingnuos. Muitos msicos, em especial os cantores mais experientes, sabem que muito do que prometido por esses realitys falso ou exagerado.
Para comeo de conversa, gravar um CD (um dos grandes chamarizes da publicidade em torno desses programas), j no grande coisa nos dias de hoje, ao menos em termos financeiros. A pirataria e as novas opes de obteno de msica (Itunes, redes P2P ou mesmo jogos como Guitar Hero), tm transformado o CD em uma mdia cada vez mais obsoleta. So poucos, muito poucos, aqueles que conseguem lucrar altas cifras com a venda deles. Essa idia j propagada at por artistas renomados, como Nando Reis, ex-tits, que declarou em entrevista recente que seu lucro vem muito mais de shows e direitos autorais sobre suas composies do que da venda de seus CDs.
Outro fator que afasta os msicos e cantores de qualidade desses programas conhecer o indesejado destino dos vencedores, j que muitas vezes os concorrentes so ex-colegas de faculdade desses profissionais, seus alunos de canto ou de algum instrumento, ou amigos de um colega. Aquela grande maioria de inscritos nos "dolos da vida", acaba refm do que promete a publicidade, desconhecendo ou esquecendo rapidamente o destino dos ganhadores anteriores.
Algum aqui tem ouvido falar, por exemplo, do Pica-pau, das meninas do Rouge, dos meninos do Br'oz, da Liriel, ganhadora de um concurso no Programa Raul Gil? Aposto que poucos sabem do paradeiro deles. A Banda Rouge acabou h muito tempo e, dizem pessoas ligadas a ela, que no tempo em que existia, suas integrantes eram vtimas de salrios irrisrios, explorao de trabalho, etc. O Br'oz encerrou suas atividades depois de poucos anos e nesse tempo quase ningum pde ou quis acompanhar o que eles faziam. O High School Musical - A seleo, reality do SBT (este ao menos tinha boas intenes), resultou em dois CDs e um filme relativamente fracassado, e s. Liriel est quase parada, fazendo um show aqui e outro ali.
Enquanto isso, programas como esses exploram a torto e a direito a imagem de jovens iludidos, muitos inclusive, humilhados e ridicularizados. As emissoras e os outros responsveis enchem os bolsos de dinheiro e seus explorados acabam no mesmo lugar de onde saram ou, na melhor das hipteses, trabalhando como backing vocal de algum artista com mais nome.
Por isso, aqui vai uma sugesto: no incentive esse tipo de programao e mude de canal. da natureza humana se divertir com a candidata que canta num ingls "embromation", ou com o gordinho que canta mal e dana desengonado, mas parar para assist-los o mesmo que sucumbir quela vontade tentadora de diminuir a velocidade do carro para ver um motoqueiro que foi atropelado e teve a cabea quebrada. No fim, no tem graa nenhuma.
Fbio Teixeira jornalista formado pela PUC-SP mas trabalha como msico profissional h 15 anos. Aos 15 anos, ingressou no curso de violo popular da escola MAT (Msica e Artes Tecnolgicas), em So Paulo.
Depois disso, fez cursos de violo, canto, teoria, percepo e harmonia no Conservatrio Souza Lima, onde permaneceu por alguns anos. Tambm foi estudante da CEM Tom Jobim (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, antiga ULM) e, no mesmo perodo, foi colunista da Revista Msica Brasileira. (Artigonal SC #3268216)