subject: Os 5 passos para a Verdadeira Motivação [print this page] Os 5 passos para a Verdadeira Motivao Os 5 passos para a Verdadeira Motivao
O que cria um vencedor, uma pessoa que procrastina, uma pessoa bem sucedida, um preguioso em algo? O que faz uma pessoa com uma infncia humilde acabar prosperando? Procurei as causas e achei. Tudo o que fazemos por um motivo.
Somos motivados pelo prazer ou somos motivados pela dor. E se aprendemos a dominar essas duas formas de motivar, ento estaremos no controle de nossas vidas.
Participando de um treinamento na Califrnia EUA eu compreendi totalmente o que estou escrevendo agora sobre motivao para fazer qualquer coisa, para vender, para falar com uma mulher, para ganhar dinheiro, para fazer um esporte, para emagrecer, para no fumar nunca mais, para mudar de cidade, de emprego, de curso universitrio e a lista continuaria.
O que nos d razo para agir? Prazer ou Dor que vinculamos em nosso sistema nervoso.
Preste muita ateno na frase, ser de extrema importncia para comearmos o assunto: Tudo o que fazemos no se deve ao que sabemos e sim ao que associamos dor ou prazer.
Por que voc no faz algumas das coisas que sabe que deveria fazer?
Voc acredita que fazer algo naquele momento ser mais doloroso do que ficar sem fazer nada. Porque intelectualmente voc sabe que deve fazer e o que te impede a associao de algo ruim ou pior ao fazer. Por exemplo, voc quer ganhar cinco vezes mais do que ganha hoje e para isso tem que sair para vender algo, voc no sai para vender porque pode ser rejeitado por algum, porque algum pode te humilhar, ou ficar andando no sol e para um lugar longe cansativo. J conheceu algum assim?
Os 5 passos para a Verdadeira Motivao
Cite 3 aes que voc precisa para fazer o que vem protelando. Pode ser vender mais. Pode ser perder cinco quilos. Pode ser falar para o seu pai que voc o ama. Pode ser pedir um aumento salarial.
Sob cada uma dessas 3 aes anote a resposta para a seguinte pergunta: Que dor vinculei a essa ao?
Escreva todo o prazer que experimentou por se entregar a esse comportamento negativo. Por exemplo, Se quer vender mais porque ficou parado e no saiu para vender, porque pode ter associado ao prazer momentneo do conforto, do descanso, da certeza que ningum iria rejeitar, ou seja, falar um no para seu produto.
Escreva o quanto lhe custar se continuar assim e o que custar? O que custar se no ganhar mais do que voc ganha? O que custar se no perder cinco quilos? O que custar se no parar de deixar as coisas para depois? O que vai lhe custar se no aprender mais da sua rea de trabalho? Quais prejuzos seus filhos tero se voc no vender mais? Qual prejuzo ter se voc no conhecer mais o mercado, se no se atualizar, se no se especializar, se no poupar dinheiro, se no agradecer o que j tem, se no ser caridoso, se no ser generoso, se no pensar alto, se no melhorar o seu atendimento, o da empresa?
Escreva todos os prazeres que obter ao tomar cada uma dessas aes. Faa uma lista bastante grande, que mova voc, que alavanque rapidamente voc.
E se voc no fizer o exerccio, voc perdeu seu tempo e como eu tenho a convico que voc quer mudar seus resultados por isso est lendo esse livro e no sabia como, agora tem em mos o como, faa como a minoria, seleta, rara e nobre que aplica o que sabe, faa parte agora desse grupo inteligente e desfrute de novas aes e resultados.
"Quer ter motivos para agir? Tenha uma associao visceral bastante prazerosa."
Algum j fez o que voc quer fazer? Creio que sim.
Voc j fez bastante coisa nesta vida? Tenho certeza que sim.
E se voc comear a fazer hoje o que tanto quer?
E se voc comear hoje? Como estar daqui dois anos?
Como se sentir? Como ser visto? Como ser sua vida?
Presidentes, Diretores, Gerentes, Supervisores normalmente querem motivar pela autoridade ou pelo dinheiro, prmio, bnus isso funciona ou pelo medo ou por algo superficial at um tempo, porm o que ir motivar um profissional por longa data o seu crescimento como profissional, emocional, intelectual...Todos ns temos uma necessidade a da evoluo. Por isso que empresas inteligentes investem em bons cursos, treinamentos, palestras e sesses de coaching.
Em minha palestra As Leis da Riqueza, conto uma metfora para os participantes que ilustrarei para voc agora.
Descubra o quanto voc importante
Diga o nome das cinco pessoas mais ricas do mundo. Diga o nome dos cinco ltimos ganhadores do prmio Nobel, aquele, dado para personalidades que se destacaram na cincia, economia, assuntos da paz. Agora diga o nome das cinco ltimas miss universo. Lembrou? D agora o nome de dez ganhadores de medalha de ouro nas olimpadas. E para terminar, os ltimos doze ganhadores do Oscar. Como foi? Lembrou de algum? Difcil, no? E olha que so pessoas famosas, no so annimas no! Mas o aplauso morre, prmios envelhecem, grandes acontecimentos so esquecidos. Agora tente este outro teste: Escreva o nome dos professores que voc mais gostava. Lembre de trs amigos que ajudaram voc em momentos difceis. Pense em cinco pessoas que lhe ensinaram alguma coisa valiosa. Pense nas pessoas que fizeram voc se sentir amado e especial. Pense em cinco pessoas com quem voc gosta de estar. Mais fcil esse teste no? Sabe qual a moral da histria: "As pessoas que fazem diferena na sua vida no so as que tm mais credenciais, dinheiro ou prmios. So as que se importam com voc! "Um carinhoso abrao para voc, que pode ser annimo para o mundo, mas especial para os amigos!
Conto essa metfora na palestra para despertar, porque geralmente as pessoas esquecem que so importantes.
Pode ter certeza voc muito importante.
Agora deixo lhe uma Orao, porque creio que temos que ter um ritual pela manh para nos inspirarmos.
Orao Inspiradora
Sei que sou a fonte da motivao. Sei que sou o dono das minhas aes e sou filho de Deus por isso vivo feliz todos os dias, mesmo que esqueam de me valorizar, que eu falhe, que leve tempo para conquistar algo, a minha f inabalvel porque venho me desenvolvendo a cada ano e isso me d a certeza de melhoria e melhoria meu foco nico e o criador tem visto a minha dedicao agora e sempre.
FERNANDO VIEL - O melhor coach executivo do Brasil
UM DOS MELHORES COACHES DO BRASIL. Presidente da Viel Treinamentos - World Academy of NLP and Coaching. Peak Performance Trainer. Autoridade em PNL no Brasil, coautor dos Livros Ser Mais com PNL, Ser Mais com Coaching e Hbitos de Bilionrios.www.viel-treinamentos.com.br (Artigonal SC #3266264)