Board logo

subject: Um racha entre o Audi TTRS e um Bentley [print this page]

Ingolstadt, Alemanha, 16h00 de uma quarta-feira nevada. Leila Knob, hoje gerente de relaes pblicas da Audi, chega com um molho de chaves e nos avisa. Vocs tem at 19h para estarem de volta aqui, para a festa. Mentalmente, comeo a calcular: so 75km de autobahn at o aeroporto Deggendorf, em Munique - onde estamos hospedados - e outros 75 km de retorno pela mesma estrada. Isso tudo para trocar a roupa de trabalho pelo traje esporte fino exigido na recepo que a fbrica oferece anualmente quando apresenta os resultados comerciais anuais. "Vai ser apertado pacas", pensei. Mas no transformei o pensamento em realidade, felizmente.

O molho de chaves nas mos de Leila pertenciam a cinco modelos da Audi: um A5 sportback - que acabou de ser lanado no Brasil - dois Q5 e, a melhor surpresa do dia, dois TTRS spyder. Como uma fagulha, reagi rpido e peguei a chave do pequeno e endiabrado esportivo. Podia voltar dirigindo qualquer outro, mas pelo menos a diverso da ida, ainda com dia claro, estava garantida. Pegamos a autobahn com um trfego razovel, mas como em todos os pases europeus, a pista da esquerda fica sempre liberada para os que andam mais rpidos.

Dentro do carro, acomodado como em um pequeno cockpit, vou me habituando com o cmbio de seis marchas manual com sua alavanca nada discreta, uma placa de ao com ranhuras, no estilo do R8 e das Ferrari, e uma haste metlica com um bulbo esfrico. Mais simples, impossvel. A primeira arrancada j me impressiona: o motor de 2,5 litros e cinco cilindros, 250 cv, cujo bloco baseado no Jetta, porm com aplicaes de ao grafite e injeo eletrnica do R8 V10, transfere tanto torque s rodas que d a impresso de querer sair pela frente do carro. A estabilidade maior que no TTS, que testei em So Paulo, graas no s ao do sistema Magnetic Ride quanto dos spoilers dianteiros e laterais, e do aeroflio redesenhado. A sensao quanto altura para o solo, igual a de andar num carrinho de rolim.

O Magnetic Ride um feature nico do TT. Magnetos alinhados ao lado da coluna dos amortecedores entram em ao quando a velocidade aumenta, forando o alinhamento de pequenas esferas metlicas misturadas ao leo do amortecedor. O alinhamento "endurece" o movimento, aumentando a estabilidade. No modo Sport, que logo acionei, essa regulagem travada em uma distncia do solo que gruda o carro. Outro item que amplia o poder do RS a embreagem dual clutch, no qual dois sistemas independentes se encarregam das trocas de marchas, uma para as pares, outro para as mpares. As trocas so rpidas sem perda de giro, e as redues idem. A pedaleira bem colocada facilita o punta tacco nas freadas - o carro tem enormes discos de freio e pastilhas duplicadas.

A 190 km/ na autobahn, ainda observo as reaes do TTRS quando dois pares de faris piscam insistentemente atrs de mim. Olho no retrovisor e vejo um Bentley, com um motorista com cara de entediado, querendo ultrapassar. Um desaforo. Abri espao e deixei que ele se adiantasse, no sem antes observar que fez um gesto irritado pela minha "lentido". Ah ? Ento t. Quando o enorme sed estava a uns 300 metros adiante, reduzi de sexta para a quinta e pisei at o fundo. O motor do pequeno esportivo deu uma enchida e reagiu, alegre. Os giros foram subindo rpido, e com eles a velocidade: 195 km/, 200 km/h, 220 km/h, 230 km/, 240 km/h. O Bentley comeou a encher o meu para brisas e eu a piscar os faris sem tirar o p do acelerador.

Do lado esquerdo do painel, vi um selo escrito em alemo, com o nmero 240 no centro. Imaginando que seria o limitador eletrnico - o normal desse carro 280 km/h - continuei pressionando o acelerador para ver qual seria a reao quando o motor cortasse. Para minha surpresa e a do velhinho do Bentley, nada aconteceu. Continuamos a subir o acelerador, agora com 245 km/h, 250 km/h. Um segundo antes que eu tirasse a presso do p direito e freasse, ele guinou para a esquerda e liberou a pista. Passei zunindo e rugindo, mal vendo o vulto ao lado. O contagiros estava em 5500 rpm e o carro ainda acelerada, 255 km/h, 267 km/, at bater 260 km/h, quando finalmente um alarme amarelo apareceu no centro do painel, avisando que eu havia excedido a velocidade limite - achei que iria at 280 km/h.

Tirei ento o p e reduzi para uns 220 km/. Alguns bons minutos depois o Bentley se aproximou novamente e outra vez pediu passagem. Abri e, dess vez, o motorista passou rindo e fez um sinal positivo com o polegar. Ele entendeu o recado. O Audi TTRS um carro "obscenamente" veloz. De volta sede da Audi, em Ingolstadt, devolvi as chaves do Q5 com o qual fiz a perna de retorno a Leila. Aproveitei para matar a curiosidade e perguntei sobre o selo pregado do lado esquerdo do painel. Paulo Kakinoff, presidente da Audi Brasil, respondeu:

"Aquilo um alerta de que o carro estava equipado com pneus para a neve. Acima dessa velocidade, o composto no aguenta a temperatura e comea a se desmanchar".

Pano rpido.

Um racha entre o Audi TTRS e um Bentley

Por: Carz Carros

Perfil do Autor

Rede social automotiva com opinies de donos de Carros, Notcias de mercado, Testes e Ofertas de Automveis. Avaliao de Usados, Frum. (Artigonal SC #3261611)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/carros-artigos/um-racha-entre-o-audi-ttrs-e-um-bentley-3261611.html

welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0