subject: 10 razões para iniciar agora seu plano de Marketing Jurídico [print this page] "O mercado, os concorrentes e os clientes podem aguardar. O nico que no pode mais esperar a profissionalizao do seu escritrio voc!" Ari Lima
Em funo da falta de ao de muitos advogados, e com o objetivo de ajud-los a assumir uma atitude, tomando uma deciso imediata, apresentamos um conjunto de dez razes para motiv-los a desenvolver seu plano de marketing jurdico, agora mesmo. J foi dada a largada para a corrida pelas melhores oportunidades de mercado e quem no se antecipar acabar ficando para trs. Vamos s razes:
Razo 1 - um plano de marketing jurdico como uma "receita de bolo": pode ser elaborado em pouco tempo e seu contedo, na maioria das vezes, formado por idias prticas e de fcil aplicao. Portanto, comece agora!
Razo 2 o tempo corre contra voc e seu negcio. Quanto mais rpido implantar seu plano de marketing jurdico, mais rpidos sero os resultados alcanados. O que voc est esperando?
Razo 3 voc tem inmeros concorrentes promovendo as respectivas carreiras e negcios no mercado, atravs da publicao freqente de artigos, desenvolvimento de parcerias, utilizao de networking e outras aes de marketing. Voc est ficando para trs. No espere mais!
Razo 4 marketing jurdico hbito. preciso tempo para se acostumar nova maneira de agir na conduo de seu escritrio. Portanto, comece logo!
Razo 5 um plano de marketing jurdico gera novas oportunidades de negcios e novas oportunidades de negcios significam mais dinheiro e prosperidade para sua banca. Ento, aja agora!
Razo 6 um plano de marketing jurdico pressupe que voc conquistar outros ciclos de amizade. Isso dar nova perspectiva de prazer e satisfao a sua vida pessoal e profissional. Mexa-se!
Razo 7 o plano de marketing jurdico traz reconhecimento social pelos anos de esforos, estudos e trabalho, ajuda a construir sua reputao profissional e a promover a marca do escritrio no mercado. O que est esperando?Aproveite essa chance!
Razo 8 voc obter maior controle sobre seu negcio, previsibilidade sobre as condies financeiras e crescimento a mdio e longo prazo, alm de estabilidade patrimonial com a implantao do plano de marketing jurdico. Ento, siga em frente!
Razo 9 a implantao do plano possibilita sua visibilidade no mercado que atrair advogados talentosos para participar de sua equipe, alm da possibilidade de muitas parcerias com diversos outros profissionais, dentro e fora do setor jurdico, gerando um "ciclo virtuoso" para o seu negcio. Apresse-se!
Razo 10 a realizao profissional traz uma sensao de satisfao. algo inexplicvel, como conquistar o cume do Everest. Porque voc no tenta iniciar agora esse desafio pessoal e profissional? Mas preciso dar o primeiro passo. Decida-se imediatamente!
Esperamos que estas boas razes tenham conseguido convenc-lo de tomar uma atitude para iniciar seu plano de gesto de negcios. Vejamos o que significa um plano de marketing jurdico:
Em geral, um plano de marketing jurdico fcil de ser implantado e pode ser desenvolvido a baixo custo, ou seja, est ao alcance de toda banca jurdica ou de jovens advogados que acabam de ingressar no mercado. Na verdade, trata-se de um conjunto de aes e ferramentas que, utilizadas em conjunto, ajudam a promover a carreira e os negcios do advogado.
Parte do plano de marketing jurdico o desenvolvimento de competncias pessoais do profissional, aqueles atributos que fazem parte de seu comportamento e que podem ter impacto positivo em sua atuao profissional. Qualidades como capacidade de automotivao, liderana, criatividade, estabilidade emocional, capacidade de produzir conhecimentos, comunicao e relacionamento interpessoal e capacidade de sonhar, ou seja, de focar e perseguir objetivos, so atributos essenciais que precisam ser desenvolvidos e incorporados carreira profissional.
Tambm faz parte do plano de marketing jurdico a aplicao de ferramentas para captao de clientes, como a construo de uma rede de relacionamentos e de parcerias e a utilizao da internet como plataforma para interagir e captar cliente. Outras aes so a utilizao de cartes de visitas de maneira dinmica, a criao de um sistema de relaes pblicas para a construo da marca do escritrio, e muitas outras ferramentas que certamente ajudaro a promover sua carreira e sua imagem de advogado.
O mercado de consultoria, hoje, no Brasil, dispe de excelentes consultores especializados em marketing jurdico que podem prestar consultoria e treinamento para implantao do plano, tanto por meio de reunies e aulas presenciais, como distncia, via internet, atravs de teleconferncias.
Com isso, quero dizer que a orientao para a implantao desses conceitos est disponvel para advogados em todas as localidades do Brasil, bastando apenas a tomada de deciso de implantar esses conceitos em sua carreira e em seu escritrio de advocacia.
verdade que, at h alguns anos atrs, quando os primeiros consultores comearam a trazer a ideia do marketing direcionada advocacia, havia muita resistncia a esses conceitos, em funo do temor de ferir o cdigo de tica da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, que impunha severas limitaes utilizao de propaganda e marketing no setor jurdico.
preciso esclarecer que o "marketing jurdico" est de acordo com as regras do cdigo da OAB. Alm disso, com as distenses trazidas pelo Provimento 94/2000, comentadas no livro Marketing Jurdico (Editora Juru, 2008) do consultor Rodrigo Bertozzi, um dos pioneiros na implantao do marketing jurdico no Brasil, fazem com que esses conceitos venham sendo cada vez mais aceitos e praticados no setor.
Muitas das aes pregadas no marketing jurdico so praticadas h dcadas pelos grandes e modernos escritrios de advocacia que tm alcanado grande progresso, em particular nos ltimos dez a quinze anos, atravs da profissionalizao e implantao de gesto moderna, utilizando conceitos e aes de marketing adaptados ao setor jurdico.
Vale lembrar, ainda, que vrias aes e sugestes apresentadas em nosso programa de marketing jurdico foram e vm sendo praticadas por ilustres e grandes advogados do passado e do presente como Rui Barbosa, Miguel Reale, Pontes de Miranda e Ives Gandra Martins, entre outros.
Todos esses conceitos e aes precisam estar "amarrados" em um planejamento coerente, ou seja, ao seu "plano de marketing jurdico".
Ao iniciarmos uma empreitada, precisamos de motivao para realizar tarefas difceis e para enfrentar desafios. Implantar um plano de marketing jurdico um grande desafio, principalmente pelo desconhecido. O advogado deve se preparar para viver momentos de "pura adrenalina" ao deixar sua zona de conforto e ser colocado diante de situaes inusitadas. Mas todo esse desafio se justifica pela sensao de vitria e de sucesso que certamente ser alcanado ao final dessa jornada. Boa sorte!
Ari Lima
(31) 3643-4980 (31) 8813-5871
contato@arilima.com
Participe de nossos treinamentos em Marketing Jurdico e Gesto de Escritrios. Para mais informaes, visite nosso site: www.arilima.com
10 razes para iniciar agora seu plano de Marketing Jurdico