Board logo

subject: LISBOA,VELHA CIDADE [print this page]

" terras de Portugal
" terras de Portugal

terras onde eu nasci

Por muito que goste delas

Inda gosto mais de ti."

(Fernando Pessoa)

A capital de Portugal, famosa por seus belssimos monumentos,conta com 489.562 habitantes e concentra 27% da populao do pais. A cidade est situada margem direita do Tejo,que forma um vasto esturio e um porto admirvel. Uma das mais importantes capitais da Europa,Lisboa possui muitos monumentos magnficos como os Jernimos, cujo claustro considerado um dos mais belos do mundo,herana do perodo colonial,quando Portugal dominava grande parte do planeta. Lisboa foi habitada pelos iberos, possivelmente por fencios e certamente pelos celtas,que atravs de casamentos inter-raciais acabaram ocupando a regio e construindo uma cidade originalmente chamada"Allis Ubbo",ou porto seguro pelos fencios ou,segundo outras fontes,seu nome vem de Lisso ou Lucio,que era como os romanos chamavam o Tejo. Uma lenda afirma que Lisboa foi fundada por Ulisses,por isso os gregos a chamavam "Olissipo". Essa cidade,"cheia de encanto e beleza", muito rica em monumentos histricos como o Castelo de So Jorge,a Torre de Belm,o Monumento ao Descobrimento,palcios magnficos e cheios de Histria,esttuas,conventos ,monastrios, museus,aprazveis jardins,belas avenidas e pontes como a Vasco da Gama e a 25 de Abril. Os bairros so uma atrao parte: Alfama, Bairro Alto,o Chiado, a S, a Baixa ,que se pode conhecer tomando o autocar,o famoso bondinho dourado e lindo,que nos apresenta Velha Lisboa,cuja beleza antiga nos enche de respeito e contrio. De repente, o Tejo desponta,com seu cheiro peculiar e o gosto de saudade,aquele rio memorvel de onde partia as naus a conquistar o mundo. Ainda Pessoa: "O Tejo tem grandes navios E navega neles ainda, Para aqueles que vm em tudo o que l no est, A memria das naus." Voltarei a falar de Lisboa guiado pelo meu amor por ela: a gastronomia, o fado,os arredores,Cascais,Sintra,onde se comem as deliciosas queijadinhas que Ea tanto amava,Mafra,com seu convento majestoso... So tantas as atraes,que eu precisaria de um alfarrbio para cantar todas elas. Paro para respirar e vou ao Largo do Chiado sentar ao p de Fernando Pessoa e oferecer-lhe um cigarro.E ele me diz: -Deus quer,o homem sonha,a obra nasce"... Estar a o segredo da Literatura?

LISBOA,VELHA CIDADE

Por: Miriam de Sales

Perfil do Autor

(Artigonal SC #3258332)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/destinos-de-viagem-artigos/lisboavelha-cidade-3258332.html

welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0