subject: AgĂȘncia de viagens [print this page] http://agencia-de-turismos.blogspot.com http://agencia-de-turismos.blogspot.com
Oi Turismo - Pacotes de viagens:
O turismo no Brasil uma atividade econmica importante em vrias regies do pas. Com 5,0 milhes de visitantes estrangeiros em 2008, o Brasil o principal destino do mercado turstico internacional na Amrica do Sul, e ocupa o segundo lugar na Amrica Latina em termos de fluxo de turistas internacionais.
Os gastos dos turistas estrangeiros em visita ao Brasil alcanaram 5,8 bilhes de dlares em 2008, 16,8% a mais do que em 2007 e o pas abarcou 3,4% do fluxo turstico internacional no continente americano em 2008. Em 2005, o turismo contribuiu com 3,2% das receitas nacionais advindas da exportao de bens e servios, responsvel pela criao de 7% dos empregos diretos e indiretos na economia brasileira. Em 2006, estima-se que 1,87 milho de pessoas foram empregadas no setor, com 768 mil empregos formais (41%) e 1,1 milho de ocupaes informais (59%).
O turismo domstico representa uma parcela fundamental do setor; contabilizando 51 milhes de viagens em 2005 a receita direta gerada pelo turismo interno foi de 21,8 bilhes de dlares, 5,6 vezes mais que as receitas originadas pelos turistas estrangeiros em 2005.
O produto turstico brasileiro caracteriza-se por oferecer tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro uma gama diversificada de opes, com destaque aos atrativos naturais, aventura e histrico-cultural. Nos ltimos anos, o governo tem concentrado esforos em polticas pblicas para desenvolver o turismo brasileiro, procurando baratear o deslocamento interno, desenvolvendo infra-estrutura turstica e capacitando mo de obra para o setor, alm de aumentar consideravelmente a divulgao do pas no exterior. So notveis a procura pela Amaznia na Regio Norte, o litoral no Nordeste, o Pantanal e o Planalto Central no Centro-Oeste. O turismohistrico em Minas Gerais, as praias do Rio de Janeiro e os negcios em So Paulo dividem o interesse no Sudeste, e os pampas e o clima frio no Sul do pas.