subject: O impacto do Google Instant no mercado SEO [print this page] Como voc j deve ter ouvido / lido / visto, o Google introduziu uma nova funcionalidade:oGoogle Instant
Basicamente, eles vo matar o boto "Procurar" ao lado do campo de entrada de pesquisa e entregar os resultados da pesquisa "enquanto voc digita", em tempo real. Eu pessoalmente gostei e achei um grande recurso. Mas vamos falar deSEO.
Com a pesquisa instantnea, o Google disponibilizou dois conceitos diferentes:
primeiro: o resultado da pesquisa instantnea ser exibido diretamente na pgina, durante a digitao.
segundo: sugesto de contedo pelo mecanismo de busca (sugerir, no auto-completar)
Isso significa que enquanto o usurio estiver digitando uma palavra chave, automaticamente, o google instant estar sugerindo um contedo relevante. Ao mesmo tempo, conforme sua palavra vai sendo digitada, os resultados j esto sendo carregados e apresentados. Conforme mudamos a palavra-chave, os resultados vo se atualizando.
H dois cenrios possveis sobre o impacto do comportamento das buscas nessas mudanas:
as pessoas iro procurar em um espao muito menor de tempo;
mas as pesquisas tendem a se estenderem, devido a um maior nmero de sugestes em tempo real.
Apenas o Analytics e o tempo nos dir qual vai ser o impacto disso tudo, por isso no faz muito sentido ficar especulando sobre isso. Mesmo poque ainda no tem uma data para o Google Instants chegar no Brasil. Poderemos analizar com calma isso no cenrio externo.
Mas, em ambos os casos, uma coisa certa: o usurio ver mais resultados, mas s vezes apenas em frao de segundos. O Google s considera uma exposio SERP de mais de trs segundos como uma impresso (tanto para o Adwords ou em consultas de pesquisa no Google Webmaster Tools).
Mas com isso, osprofissionais do SEO tem um novo desafio. Alm de otimizar para estar bem posicionado, ns teremos tambm que investir pesado na "primeira impresso a que fica", pois muitos usurios vo apenas bater o olho nos resultados conforme digita e um ttulo ou uma descrio bem feita poder ser o fator predominante para atingir aquele usurio. E todos nos sabemos que Ttulo, descrio e contedo nico e interessante sempre foi a base doSEO, certo?
Alm disso, as primeiras posies estaro ainda mais valorizadas, pois o campo de viso do usurio est cada vez mais restrito primeira pgina e s primeiras posies.
Mas o que tudo isso significa ento?
Quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam as mesmas. Mudar sempre foi parte do trabalho deSEO, por isso que amamos o que fazemos.
Criao de Sites na 4 Cores Comunicao. Agncia web em Cricima/SC.Criao de sites, otimizao de sites, SEO, desenvolvimento de sites, desenvolvimento web, grafica, Comunicao visual. (Artigonal SC #3247739)