subject: O que é SEO? [print this page] SEO a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimizao de sites para buscadores.
Esse termo foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG) onde o objetivo era realizar mtodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os concorrentes.
Mas calma l. O que umSearch Engine(SE)?
Search engine um motor de busca, um buscador que voc usa para achar contedos na web, comoGoogle,Yahoo, etc.
Os search engines armazenam os dados obtids no seu site em seus bancos de dados. O posicionamento do seu site nas pesquisas depende de como ele foi avaliado. Existem vrios fatores internos e externos que influenciam nesta avaliao, sendo um dos principais, o nmero de links que existem apontando para o seu site.
O que search engine optimization?
Search engine optimization(SEO) todo trabalho tcnico sobre a estrutura do site para que ele aparea melhor nos motores de busca. So boas prticas que os buscadores exigem para que o seu site tenha um bom ranking nas pesquisas.
Mas no vamos confundir com campanha de links patrocinados. Muitas empresas falam que iro realizar um trabalho de SEO no site, mas na verdade esto apenas se cadastrando em campanhas de link patrocinados para que apaream em comerciais pagos. Nada contra links patrocinados, mas o problema que, quando terminar a verba da sua campanha, o site no aparecer mais no topo, at que voc volte a pagar. Por definio, campanhas de links patrocinados uma estratgia deSEM, e no um trabalho deSEO. Veremos o que SEM no prximo post.
E qual a vantagem doSEO? um trabalho a longo prazo que visa manter o seu ranking nas pesquisas atravs da confiana dos buscadores. Uma vez feito o trabalho, quando o site aparecer bem nas pesquisas, ser por credibilidade, e com isso, voc no "sumir" to rpido da posio que alcanou. a mesma idia de quando voc tem um produto, mas ele no muito bom. Voc anuncia em mdias pagas (TV, rdio, etc) e tenta convencer de que o produto bom por exausto e com isso acaba vendendo. Mas quando voc parar de investir em propagandas, as vendas cairo.
Mas se o produto for realmente bom e tiver credibilidade, as pessoas iro comentar e sua credibilidade no mercado no depender apenas da propaganda.
Certo at aqui? Ento vamos algumas dicas:
A primeira e uma das que considero a mais valiosa das dicas. Faa seu site de modo que o usurio ache o que quer, de design e leitura fcil, e com o contedo mais relevante possvel. Por exemplo, se eu entrar num site sobre "esportes", acredito que eu queira ver artigos relacionados "esportes", correto?
Segundo, no vai ser legal se eu entrar no mesmo site de "esportes" e encontrar links e banners para sites de relacionamento ou pginas com links de vendas.
E terceiro, nem tente enganar o buscador, colocando assuntos pornogrficos ou polmicos para chamar trfego ao seu site. Tenha certeza que um dia voc vai se arrepender dessa prtica.