subject: SE ELES CALAREM AS PEDRAS FALARÃO [print this page] Alguns homens passam pela vida sem deixarem rastros profundos de suas pegadas, outros, deixam grandes marcas por onde passam, dignas de serem imitados por ns meros espectadores. Infelizmente, essas marcas deixadas, deveriam ser propagadas intensamente pela imprensa, porm, muitas delas, so ocultadas aos olhos do mundo. Por isso, quero fazer minha as palavras de Jesus: "Se estes se calarem, as pedras falaro".
Nesse artigo, tentarei falar um pouco da vida de duas grandes rochas da santa Igreja Catlica Apostlica Romana, so eles: padre Tiago Menelli da diocese de Jata e padre Luiz Augusto Ferreira da Silva arquidiocese de Goinia. Dois homens considerados por muitos como radicais em suas aes, mas como diz So Mateus: "Desde a poca de Joo Batista at o presente, o Reino dos cus arrebatado fora e so os violentos que o conquistam".
Presbteros que trabalharam e ainda trabalham intensamente e incansavelmente pela concretizao do Reino de Deus aqui na terra, doando-se como velas vivas que se queimam dia aps dia no altar de Cristo. Esses dois sacerdotes me fizeram lembrar uma frase inesquecvel proferida em um retiro por um magno provincial redentorista, padre Fbio Bento da Costa, que disse: "Se minha vida no diz nada no so minhas palavras que iro dizer". Citei tal frase no intuito de frisar antecipadamente que a vida desses dois servos do Senhor, a qual eu conheo, diz mais que suas prprias palavras e s no escutam as palavras que suas vidas falam aqueles a quais persistem em viver na surdez e no fechamento para a graa de Deus.
Quando Jesus disse: "Tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na priso e vieste a mim"; com certeza Cristo estava falando tambm desses dois sacerdotes que tambm foram e continua indo ao encontro dos: doentes, presos, marginalizados, viciados, pecadores, etc, pois, so nessas pessoas que se encontra o Cristo Sofredor.
Para que o leitor conhea um pouco mais da vida e do ministrio de cada um dos padres citados apresentarei um breve histrico de suas marcas at agora deixadas.
Padre Tiago Menelli, nasceu no dia 28 de novembro de 1930 em Massachusetts, EUA. Veio para o Brasil em 1963, onde em 09 de abril de 1965 ordenou-se sacerdote na cidade de Jata, diocese da mesma cidade. Exerceu o ministrio sacerdotal na Parquia Divino Esprito Santo e tambm na Parquia Nossa Senhora de Ftima em Serranpolis, no perodo de 1980 a 1993, nesse mesmo perodo, atendeu a cidade de Apor. Em Jata, residiam muitos hansenianos e tuberculosos prximos sua parquia, tais pessoas eram excludas e muito marginalizadas. Com a ajuda da diocese de Jata, doaes de comunidades e de fazendeiros, padre Tiago ajudava esses doentes. Conseguiu tambm com a diocese o mrito de dar "posse" dos terrenos aos hansenianos e suas famlias. Quanto ao tratamento dos doentes, encaminhava os casos mais graves Colnia Santa Marta, em Goinia, j os tuberculosos eram encaminhados a clnicas especializadas, foram muitas as viagens que esse servo de Deus realizou antigamente at o poder pblico assumir tais responsabilidades.
Em 1966, quando ainda era vigrio da Parquia Divino Esprito Santo, fundou a Conferncia Vicentina do Esprito Santo de Jata, diante do ardente desejo de ajudar aqueles a quais sofriam graves enfermidades.
Em 1975, o magno dom Benedito Domingos Cscia, bispo de Jata na poca, atualmente falecido, doou aos cuidados de Pe. Tiago um terreno, que foi utilizado para construo de um Centro Comunitrio para o acolhimento dos hansenianos para terem uma vida mais digna. Neste mesmo local, foi construdo tambm um armazm comunitrio e uma capela.
Por exercer seu ministrio em favor dos mais carentes e necessitados, impulsionado pelo poder do Esprito Santo, zelo apostlico e desprendimento de si mesmo. Esse sacerdote saa s ruas e aos comrcios da cidade para pedir camas, mveis, utenslios, roupas e alimentos para aqueles que mais precisavam, pois, ele realizava tal ofcio por amor a Deus e ao prximo que Cristo tanto amou.
Em 1991, foi realizado um convnio de prestao de servios entre o Centro Comunitrio e o governo federal atravs do Sistema nico de Sade (SUS), para atendimento mdico. Desde ento ele passou a se chamar Clnica Vicentina de Jata. J em 1998, foi conferida uma merecida homenagem ao Reverendssimo Padre Tiago Menelli, dando o seu nome a clnica, passando a chamar HOSPITAL PADRE TIAGO.
Atualmente, Padre Tiago continua celebrando o Grande Mistrio de Cristo, a Santa Missa, na capela junto ao hospital e tambm atendendo como diretor espiritual no mesmo. Levando Cristo vivo aos enfermos na Eucaristia e tambm vivendo uma vida santa e consagrada totalmente ao Senhor.
Muito conhecido pelo seu trabalho, realizado na parquia Sagrada Famlia (Vila Cana) e na Capela Nossa Senhora das Graas da Medalha Milagrosa e tambm por coordenar a Comunidade de Evangelizao Luz da Vida, padre Luiz Augusto Ferreira da Silva, nasceu na cidade de Rio Verde (GO), no dia 15 de abril de 1960. Aos 19 anos, veio para Goinia onde se formou em Letras e Direito, depois, especializando em Teoria Geral do Direito.
Em 1982, comeou a participar do grupo de orao Maria de Nazar na Catedral Metropolitana de Goinia, onde descobriu sua vocao ao sacerdcio. Entrou para o seminrio Agostiniano permanecendo l por um ano. Passando algum tempo, conheceu a Comunidade Cano Nova, onde teve sua primeira experincia de vida comunitria. Concluiu o curso de Teologia no Instituto Sagrado Corao de Jesus em Taubat (SP).
De volta a Goinia, foi ordenado dicono e comeou a exercer a diaconia na Parquia Sagrada Famlia ao lado do Pe. Leonir. Foi ordenado sacerdote em 01 de outubro de 1995, tendo o seguinte lema sacerdotal: "Eu vim para servir e no para ser servido". Logo, foi nomeado administrador paroquial da Sagrada Famlia pelo Arcebispo Dom Antnio Ribeiro de Oliveira no dia 21 de maro de 1996.
Atualmente, Padre Luiz, continua firme frente a essa grande Parquia e ao seu lema sacerdotal. Hoje, a Parquia Sagrada Famlia encontra-se em processo de construo, pois, sua estrutura j no suportava a quantidade de fieis que ali iam louvar a Deus pelas suas vidas transformadas por Cristo Jesus. So tantos os testemunhos que se eu fosse enumerar aqui no caberia nesse espao e nem to pouco no jornal inteiro, pois, cada um que pisa nesse Territrio Santo, Deus concede a graa de uma experincia pessoal com seu Filho Jesus e dali, sair totalmente renovado pela intercesso da Virgem Maria Me de Deus.
A Parquia composta de: grupos de orao, de servio, ao social, misses, de evangelizao, enfim, uma grande famlia onde o Evangelho proclamado e vivido realmente.
Juntamente com o fundador da Comunidade de Evangelizao Luz da Vida, Luiz Antnio, Padre Luiz Augusto e os Consagrados dessa Comunidade, tm a misso de fazer brilhar a luz de Deus no corao das famlias atravs dos meios de comunicao social, grupos de orao, retiros, seminrios, catequese e projetos sociais como: Juventude na Luz; Famlia do Cu aqui na Terra; Menino Jesus; Espiritualidade da Providncia e Luz que Liberta; sem falar que a comunidade Luz da Vida desenvolve ainda um importante trabalho de evangelizao atravs da rdio (Luz da Vida FM 90,7), Tv, Internet e Revista Luz da Vida.
Portanto, no preciso dizer mais nada desses dois grandes sacerdotes da Igreja, pois, suas obras j dizem tudo. Sabemos que existem milhares de padres iguais a eles espalhados pelo Brasil e pelo mundo, doando suas vidas incansavelmente para implantar o Reino de Deus aqui na terra. Peamos ento que o Senhor da Messe, suscite vocaes segundo o corao Sagrado de Cristo, para que, ao avistarmos tais sacerdotes sejamos impulsionados a imediata converso, tambm, por mritos de seus exemplos, pois, nos arrasta para Cristo Jesus. Amm.