Board logo

subject: PADRE TIAGO MENELLI: AMIGO DOS HANSENIANOS E DE JATAƍ [print this page]

"Quem ama no conhece nada que seja difcil" (S"Quem ama no conhece nada que seja difcil" (S. Antnio de Pdua).

Padre Tiago Menelli, nasceu no dia 28 de novembro de 1930 em Massachusetts, EUA. Veio para o Brasil em 1963, onde em 09 de abril de 1965 ordenou-se presbtero na cidade de Jata, Diocese da mesma cidade. Iniciou seu ministrio sacerdotal na Parquia Divino Esprito Santo e tambm na Parquia Nossa Senhora de Ftima em Serranpolis, nos perodos de 1980 a 1993, nessa mesma poca, atendeu a cidade de Apor.

Em 1966, quando ainda era vigrio da Parquia Divino Esprito Santo, fundou a Conferncia Vicentina do Esprito Santo de Jata, diante do ardente desejo de ajudar aqueles a quais sofriam graves enfermidades.

Em 1975, Dom Benedito Domingos Cscia, bispo de Jata, doou um terreno a padre Tiago, que utilizou na construo de um Centro Comunitrio para o acolhimento de hansenianos. Nesta poca, na cidade de Jata, residiam muitos hansenianos e tuberculosos prximo sua parquia. Com o apoio de fazendeiros, comunidades e da Diocese de Jata, padre Tiago ajudava esses doentes, que eram muitas das vezes marginalizados, devido o risco que suas patologias apresentavam para o povo. Mas, este bom sacerdote, no tinha medo de adquirir lepra, nem to pouco tuberculose, por isso, a exemplo de So Damio de Molokai dizia interiormente: "persuadido como estou de que Deus no me pede o impossvel, enfrento tudo prontamente sem perturbar-me". Neste mesmo local, foi construdo um armazm comunitrio e uma capela.

Esse magno sacerdote, conseguiu tambm com a Diocese o mrito de dar "posse" dos terrenos aos hansenianos e suas famlias. Quanto ao tratamento dos doentes, encaminhava os casos mais graves Colnia Santa Marta, em Goinia. J os tuberculosos eram encaminhados a clnicas especializadas, foram muitas as viagens que esse servo de Deus realizou na sua antiga Toyota, presenteada por seus pais, at o poder pblico assumir tais responsabilidades.

O ministrio sacerdotal de padre Tiago era exercido junto aos pobres, doentes e necessitados. Por isso, impulsionado pelo poder do Esprito Santo, pelo zelo apostlico e desprendimento de si mesmo, saa pelas ruas e comrcios de Jata pedindo esmolas, mveis, utenslios, roupas, remdios e alimentos para aqueles que mais precisavam. Tudo fez, no por vaidade, ou por presuno mas, para vivenciar o evangelho de Cristo Jesus: "Tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na priso e vieste a mim".

Em 1991, foi realizado um convnio de prestao de servios entre o Centro Comunitrio e o governo federal atravs do Sistema nico de Sade (SUS), para atendimento mdico. Depois desse convnio passou a chamar Clnica Vicentina de Jata. J em 1998, foi conferida uma merecida homenagem ao reverendssimo e dignssimo Padre Tiago Menelli, que foi a mudana de nome da Clnica Vicentina para Hospital Padre Tiago.

Atualmente, com quase 80 anos de idade, padre Tiago Menelli continua celebrando a santa Missa na capela So Damio de Molokai, atendendo confisses, e levando Cristo vivo aos enfermos e no seu exemplo de vida ao mundo. Impossvel descrever todas as virtudes pessoais desse santo sacerdote, e as obras eclesiais e sociais que ele realizou, em to poucas linhas neste escrito.

Por: Wander Venerio Cardoso de Freitas - http://osenhortedeapaz.blogspot.com/.

PADRE TIAGO MENELLI: AMIGO DOS HANSENIANOS E DE JATA

Por: Wander Freitas

Perfil do Autor

Cristo Catlico . (Artigonal SC #3244411)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/padre-tiago-menelli-amigo-dos-hansenianos-e-de-jatai-3244411.html

welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0