Board logo

subject: A CULPA É DOS NOSSOS PAIS? [print this page]

Desde antes de Cristo, j existiam aqueles que queriam colocar a culpa em algum, podemos constatar tal fato no livro do Gnesis: "O Senhor Deus lhe replicou: - E quem te disse que estavas nu? Ento comeste da rvore proibida? O homem (Ado) respondeu: - A mulher (Eva) que me deste como companheira me ofereceu o fruto, e eu comi". Nessa passagem da Sagrada Escritura, Ado, no quer assumir a responsabilidade por ter comido o fruto proibido, ele no teve dvida em jogar a culpa em Eva. Querendo justificar-se diante do ocorrido, disse a Deus: foi ela que me ofereceu.

Assim como Ado somos ns, na condio de filhos, pois, quantas vezes culpamos nossos pais por tudo que aconteceu em nossas vidas. Vrias vezes ficamos remoendo frases do tipo: se no sou nada nessa vida culpa dos meus pais; se no tenho profisso e nem to pouco um bom emprego culpa deles; se hoje sou triste e revoltado por que eles nunca me deram amor. Talvez, alguns que esto lendo esse escrito, um dia pensaram ou falaram assim: " culpa dos meus pais sim, pois no pedi para nascer".

Ficamos ruminando tais "ladainhas" quase que a vida inteira, "crucificando" nossos genitores por nossas inmeras frustraes interiores e exteriores. Agimos assim, por que muitas das vezes s enxergamos nossos umbigos e nada mais, no temos coragem de dialogar francamente com eles. Mas, como dialogar se no aprendermos dialogar? Como no colocar culpa, se tudo indica que eles so culpados? Como am-los se no conhecemos o amor?

Diante dos problemas que passamos na vida, queremos imediatamente dar respostas para tais. Por isso, utilizarei para responder algumas delas, uma frase do mdico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Cury, tirado de um dos seus inmeros livros, que diz: "o milagre do amor gera o espetculo do dilogo". Logo, sem amor no temos dilogo, se tiver, o segundo sem o primeiro, aquele ser deficiente. Porm, temos que ter cuidado com o termo amor, pois, como afirma a Carta Encclica Deus Caritas: "tornou-se hoje uma das palavras mais usadas e mesmo abusadas, qual associamos significados completamente diferentes". Temos que entender a palavra citada como Amor gape, pois, "os escritores Cristos descreveram geralmente o gape, como exposto por Jesus, como uma expresso do amor que incondicional e voluntrio, isto , no discrimina, no tem nenhuma pr-condio, e algo que se decide fazer voluntariamente". Esses conselhos so de suma importncia para nascer nos relacionamentos paternais e filiais, as "libertaes" de acusaes.

Outra soluo para amenizar tal "crise" familiar entre pais e filhos fazer a "experincia" do escutar, pois, quando escutamos ficamos "desarmados", s ai compreendemos o que o outro tem para falar. Em seguida, somos "livres" de todos os preconceitos que se alojaram um dia em nossas vidas. Escutar com o "corao" a chave para compreendermos aqueles que conceituamos erroneamente de culpados.

Portanto, para realizar a experincia do dilogo, do amor e da escuta, no basta entender essas teorias racionalmente preciso viv-las proximamente da famlia, pois, "as pessoas moram na mesma casa, comem da mesma comida, respiram o mesmo ar, mas esto distantes uns dos outros", avalia Cury.

Wander Venerio Cardoso de Freitas

A CULPA DOS NOSSOS PAIS?

Por: Wander Freitas

Perfil do Autor

Cristo Catlico - http://osenhortedeapaz.blogspot.com/ (Artigonal SC #3244404)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/religiao-artigos/a-culpa-e-dos-nossos-pais-3244404.html

welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0