subject: Porque Controlar Tudo (Parte 2) [print this page] O gosto pela Economia: Voc empresrio, diretor, gerente (enfim, voc gestor) de uma empresa, dever disseminar entre todos de sua equipe a livre iniciativa e enorme gosto por economizar sempre e da melhor forma todos os recursos de que se dispe. Aquele que economiza tido como "O Chato", "O Mo de Vaca", "O Sovina" dentro do grupo. Ser econmico FAZER MAIS usando MENOS RECURSOS. Quando dizemos "fazer mais", tem que ser: "mais" com "mxima qualidade", "no menor tempo" e "no menor custo". Economia hbito (excelente hbito). Fazer economia do "cafezinho", enquanto existem "inmeras torneiras" dentro da empresa jorrando oceanos de recursos pelos ralos insanidade. "receita do bolo" para quebrar uma empresa. Devemos ter em mente que a empresa tem duas torneiras: a que entra e a que sai. A gua que "sobra na caixa" o "lucro". O Empreendedor dever focar que "lucrar permitido", "lucrar sadio e fundamental", "lucrar a sobrevivncia da empresa" e "lucrar a sada para novos investimentos em qualidade, produtividade, treinamentos e segurana". No se concebe uma empresa que no lucre. Faa reunies peridicas com a equipe, incentive todos no dia-a-dia pela economia em escala, incentive tambm os pequenos gestos, premie (se for o caso) boas idias. De nada adianta se fazer um mutiro pela economia na empresa, "martelar" isso num final de semana em seminrios, na prxima semana todo mundo praticando corretamente, e depois de 20 dias ningum mais fala no assunto. Economia assunto dirio, com ATITUDES concretas, partindo de todos e comeando por VOC que o gestor. E tambm incentive sua equipe dirigindo-os para que cada setor da empresa trabalhe com foco na lucratividade.
Custos Diretos: No importa se voc do comrcio, da indstria ou da prestao de servios. A pergunta simples: voc sabe com pelo menos 95% de preciso, quanto custa (custo direto) aquilo que voc vende ? Se voc compra para revender (comrcio) qual o custo real daquilo que est comprando ? Se voc produz (indstria), qual o custo real das matrias primas e embalagens ? Se voc trabalha com mo de obra aplicada diretamente materiais ou processos (prestao de servios), qual o custo daquilo que voc vende ? Levante na ponta do lpis estes custos, chamados custos diretos. No se preocupe (por enquanto) com os demais custos incidentes no seu produto (ou servio). Atenha-se apenas aos custos diretos ou seja: quanto voc paga diretamente ao fornecedor em cada produto que voc adquire para revender ou matria prima para fabricar seu produto acabado ou quanto custa de forma direta a mo de obra que voc presta ? Aps este levantamento, aponte quais os fornecedores atuais e faa uma lista dos fornecedores alternativos para te fornecerem o mesmo produto, na mesma qualidade (ou qualidade ainda melhor), respeitando seus prazos de entrega e facilidades de pagamento (lembre-se que prazo de pagamento pode significar economia) e num valor menor. Refaa seus custos, ligue para os novos (potenciais) fornecedores, negocie com todos (atuais e potenciais), traga seus custos para o menor patamar possvel (respeitando: qualidade com reprodutibilidade, prazo de entrega, prazo de pagamento, continuidade no fornecimento, idoneidade, etc). Quando dizemos qualidade com reprodutibilidade, significa que seu fornecedor (o atual ou o potencial) seja capaz de fornecer com qualidade sempre e no somente nos primeiros pedidos e "depois das eleies"... relaxam em tudo. Esgotadas as conversas com o fornecedor atual, se for necessrio trocar de fornecedor, troque sim, mas da forma menos traumtica e mais transparente possvel, procurando manter o vnculo de amizade e a possibilidade de um retorno se necessrio. Manter os custos atualizados exerccio dirio de economia.
Controle da Frota: Se sua empresa possui um ou mais veculos (passeio, carga ou uso misto) voc deve ter em mente que veculos "torneira de sada" de dinheiro. Inicialmente crie uma norma interna para a utilizao dos veculos da empresa. Deixe claro quem ser o responsvel pela manuteno diria do veculo (gua, leo, pneus, limpeza e conservao). Faa controle rigoroso de abastecimento, optando sempre por encher o tanque. No abra mo da manuteno preventiva. O motorista reclamou de determinado barulho? Mande verificar. Revises peridicas de acordo com cada fabricante, troca de leo, pneus, freios dentre outros itens, iro prevenir acidentes e maiores dissabores (alguns irreparveis). No permita "caronas" nos veculos de sua empresa ( quem quer que seja) no ser em caso de socorro. Busque metas (mdias mensais) de economia de combustvel para cada veculo, com premiao se for o caso. cada 45 ou 60 dias, d uma olhada pessoalmente em sua frota: faa perguntas, confronte os relatrios com o estado do veculo que voc est checando, d sugestes e quando for o caso, transforme as sugestes em normas. Controle as multas: motorista com multas frequentes, certamente est conduzindo o SEU veculo da pior maneira possvel e logo te causar problemas mais srios. Tenha a vida de cada veculo de sua empresa na ponta do lpis, se necessrio adquira um programa de computador para isto.
Controle de Telefones: Inicialmente separe as contas de telefone fixo das contas de celulares. Para os celulares, contrate um plano corporativo. Quando for o caso (real e muito bem estudada necessidade) entregue um celular corporativo ao funcionrio, para que este seja utilizado somente para assuntos da empresa. Na telefonia celular, contrate planos voltados s suas necessidades e cheque mensalmente a conta versus o plano contratado. Faa as correes necessrias contratando outro plano de menor ou maior volume e tambm orientando o portador do celular quanto abusos. Na telefonia fixa, deixe como norma que sua secretria ou outra pessoa por voc designada, procure verificar mensalmente qual a melhor Operadora para os prximos 30 dias. Isto pode ser feito via Internet ou junto prpria Operadora. Simule ligaes para os locais mais chamados por sua empresa, contrate planos, adote as medidas sugeridas pela Operadora no sentido de baixar sua conta. Aps 30 dias, cheque o resultado, faa nova cotao e lembre-se: as Operadoras esto sempre "em guerra" para oferecer-lhe o menor custo e melhor servio. Portanto: beneficie-se prontamente, mas para isto preciso que cada 30 dias voc entre em contato com cada uma (as principais). Trabalho de 2 horas por ms, com ligao gratuita e visando mxima economia e aproveitamento em telefonia. Estabelea uma norma para telefonia, d treinamento, cobre resultados concretos: reduo da conta telefnica! Acabemos com a velha histria de perguntar do tempo, do time de futebol, falar amenidades, quando todos querem e precisam trabalhar e esse tipo de conversa custa caro ao telefone. Sem contar que naquele momento poder-se-ia estar fazendo outras coisas mais proveitosas.
Engenheiro Civil (1983), Escola de Engenharia Santa Ceclia-Santos/SP, Analista de Sistemas e Programador de Computadores. H mais de 20 anos organizando empresas (indstria, comrcio, servios) dos mais diversos ramos de atuao, treinando pessoas, formando lderes, proferindo palestras voltadas ao melhor desempenho profissional e desenvolvendo projetos de informtica (hardware e software). (Artigonal SC #3242336)