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subject: EDUCAÇÃO: Um legado positivista [print this page]


Orient. Prof. Gerson N. L.Schulz*Orient. Prof. Gerson N. L.Schulz*

Autores:Darlete Pereira Almeida**

Elza Costa Ramos**

Keila Priscila Carvalho Monteiro**

Maiara Nascimento Cardoso**

O positivismo originou-se na Frana com o francs Augusto Comte (1789-1857) e representa o desenvolvimento industrial do capitalismo europeu. Na obra Curso de filosofia positiva Comte exalta a importncia do cientificismo para a educao, e afirma que esta s eficaz quando se torna "cincia". De acordo com Cambi (1999), o positivismo expandiu-se na Inglaterra atravs de Hebert Spencer e John Stuart Mill. Spencer (1820-1903) incorporou o evolucionismo de Darwin na qual a educao sofre um processo evolutivo onde o ser demonstra suas potencialidades. Enquanto Stuart (1806-1873) enfoca a importncia das cincias sociais para o desenvolvimento humano. O objetivo do positivismo segundo Gilberto Contrim (2006) a pesquisa dos fenmenos naturais; assim, diferencia-se do empirismo puro porque o conhecimento positivo no se reduz somente aos fatos observados resumido nas leis gerais que regem o ideal de cincia.

O positivismo influenciou o pensamento poltico brasileiro a partir de 1870, contrrio monarquia e ao liberalismo, defendia uma ditadura republicana que incorporasse o proletariado sociedade e promovesse a educao para todos. Divalte Fiqueira (2005) explica que muitos militares abraaram o positivismo como ideologia e instrumento de ao; mesmo os que no aderiram a ele, como Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca, sentiram-se seduzidos pela proposta de uma "ditadura republicana" aspirando estabelecer um governo centralizado tutelado pelo alto comando militar.

Mas foi com o jovem oficial do exrcito, o tenente coronel Benjamin Constant, professor da escola militar, que o positivismo foi divulgado no lema da bandeira do Brasil: ordem e progresso, ou seja, as transformaes impulsionadas pelas cincias visam o progresso, e este deve estar subordinado ordem. nessa linha que a educao brasileira tornou-se pblica e obrigatria; o estado fornecia os livros oficiais para o ensino e os exames eram rigorosos, e em duas formas: oral e escrita. Esta idia permanece at os dias atuais, por exemplo, observe o padro de organizao escolar, onde cada departamento tem a sua sala exclusiva, seja a orientao, a direo, a sala dos professores, etc.

No Amap essa influncia est presente na maioria das instituies escolares, observa-se o legado positivista nas construes e na organizao das salas que compe a escola; no uniforme que padroniza e representa a instituio escolar e no Parmetro Curricular que segue uma ordem de contedos que sero ministrados pelos professores. Esse sistema de ensino positivo est presente no apenas na educao, mas na organizao da sociedade brasileira, uma vez que a educao base de toda e qualquer sociedade. Este legado positivista reflete a idia de Comte "amor por princpio, ordem por base, progresso por fim".

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*Professor filsofo e mestre em educao.

**Graduandos de pedagogia da Universidade do Estado do Amap - UEAP.

REFERNCIAS:

CAMBI, Franco. Histria da Pedagogia. So Paulo: Fundao Editora da UNESP (FEU), 1999.

COTRIM, Gilberto. Histria para o ensino mdio, Brasil e geral. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

FIGUEIRA, Divalte Garvia. Histria. 2. ed. So Paulo: Editora tica, 2005.

EDUCAO: Um legado positivista

Por: KEILA PRISCILA

Perfil do Autor

Acadmica de Pedagogia da Universidade do Estado do Amap - UEAP

Cursando : Tcnico em Informticapelo Instituto Federal do Amap - IFAP (Artigonal SC #3236019)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/educacao-artigos/educacao-um-legado-positivista-3236019.html




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