Board logo

subject: breve aproximação a evolução humana [print this page]


EVOLUO DO SER HUMANO 001- PARA UM CURSO DE FORMAO DA INSA (hoje ASA -Asociacin Scout Argentina)

Em 30/04/1990

A CRIANA ENTRE 1 E 2 ANOS

Como este ser estranho que vai se modificando cada vez mais rpido?

Bem:

- Ele gosta de companhia para exibir se

- Mais aprende que engorda (engorda o contedo dos neurnios)

- Tem sbitas mudanas de humor (de repente tem crises de choro ou de alegria por uma causa mnima)

- Podemos definir-lo como um "ser vacilante" (que esta aprendendo e vacila para tudo, andar, correr, brincar, etc.,...) , pois um "bebe aprendiz"

- Gosta de andar e mexer em tudo (andar muito importante paraele)

- Para ele estas descobertas algo importante e novo (andar novo) pode agora buscar coisas com mais facilidade, levar e trazer coisas, Le encantam os jogos de se esconder em um mesmo lugar ou esconder um objeto e ter que buscar-lo em vrios pontos diferentes.

- Explora todos seus brinquedos e prefere os que possa atuar efazer algo com ele (no somente ver-lo e tocar-lo)

- Ls encantam os tambores, blocos de armar, bolas, a areia,gua, os recipientes para encher-los e transvasar-los etc...

- Mais ou menos aos 15 meses gosta mais de subir e baixar escadas

- Ls encantam os livros com figuras as revistas (as rompe, porisso aconselhvel dar livros de pano ou de plstico)

- Lembrando que ao redor dos dois anos esto comeando a controlar os esfncteres e esto mais voltados para o mundo exterior

- O lpis e o papel so constantemente pedidos e pinta tudo que encontra e pode (parede mesa porta, rosto, mos, etc.,...). Eporque faz isso? R: Porque descobre que pode deixar marcas "passei por aqui".

- Comea a usar objetos como extenso de seus braos, ex.: um pau para alcanar i brinquedo ou algo que lhe chame a ateno eesta fora de seu alcance (engenhosidade).

- Se interessa pelas atividades da casa (varrer, limpar, cozinhar, lavar, etc.,...) e as imita

Gosta de animais, para empurrar, dos blocos construtivos, daareia sem esquecer seus apetrechos (balde, p enxada, rastelo, colher, peneira,)

- Geralmente brinca sozinho aproximadamente 20 minutos e depoisse cansa e quer companhia, e muda seu jogo.

CUIDADO: A noo de perigo aparece mais ou menos aos 3 anos de idade, e podemos dizer que esta a idade do perigo, no se pode deix-los a ss por muito tempo, pois podem colocar objetos pequenos na boca e tragar-lo,assim como no nariz ou na orelha, abrem gavetas e armrios, podem beber e comer o que no devem, trepam nas mesas e podem empurrar uma cadeira junto janela para subir e espiar (e podem cair).

Outro brinquedo importante so as pessoas, que as usa como objetos, e as manipula conforme sua vontade. E os pais ou responsveis se entram neste jogo, que muito perigoso, pois geralmente as crianas nesta idade so teimosas e persistentes, e tentam sempre ganhar pelocansao (ento que fazer agora?)

R: fazer agora, O que tinha que ser feito em um principio colocar limites.

A CRIANA ENTRE OS 3 E 6 ANOS

Se nos colocamos a pensar como ela agora, podemos dizer que uma criaturinha muito linda e interessante.

um perodo transitrio em sua estruturao espao temporal e de seu esquema corporal.

O jogo simblico aparece com muita importncia, na medida em que entrando neste mundo imaginrio a criana possa satisfazer seus desejos.

O desenho se transforma em uma funo simblica importante, como expresso do seu mundo interno, e como esta recebendo os estmulos do meio.

Aos 3 anos aprende a esperar seu turno para as coisas.

Divertem-se jogando no cho, rolar correr, cair atirar se, saltar, virar cambalhotas, engatinhar, brincar com carrinhos, bonecas, soldados, ls encantam as bolas, os revolveres, e podem divertir se tambm jogando com brinquedos eletrnicos ou mecnicos.

Gostam dos Contos, historias filmes etc.

Aos 6 anos cooperam com seus companheiros no jogo.

Comeam com jogos de explorao e de equilbrio, gostam se testar suas foras. So muito imaginativos e fantasiosos.

A CRIANA DE 6 A 11 ANOS

Esto vivendo mais na fantasia que na realidade

H uma maior identificao com heris "mais reais" (personificados)

a idade dos clubes onde se renem para os mais diversos fins, dentro de uma mesma fantasia. Estas podem ser: de explorao, jogos em equipe, correr, jogos regrados, expresso corporal, danas, histrias, representaes, aventura, etc.,...

Ls encanta os jogos de bola, os esportes, o skate, patins, carros, os revolveres, jogos de policia e ladro, de se esconder, etc.,...

Um fato decisivo na vida destas crianas a entrada no ensino formal, um ensino muitas vezes, repleto de todo um simbolismo e abstrao. sua entrada no mundo dos grandes (porque os grandes sabem: somar, escrever, multiplicar, ler, etc.,...

(latncia)...

Joo Heitor Martins Franco

Psicologo - CRP 08-2750

Email: jhmfranco@hotmail.com

breve aproximao a evoluo humana

Por: Joo Heitor Martins Franco

Perfil do Autor

Psicologo Transpessoal - especialista em Estimulao Adequada e Clinica Infantil (Artigonal SC #3231263)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/psicoterapia-artigos/breve-aproximacao-a-evolucao-humana-3231263.html




welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0