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subject: A InfluĂȘncia da Alma na Aprendizagem: o ato da potencia [print this page]


A Influncia da Alma na Aprendizagem: o ato da potencia.

Jorge Rocha Gonalves

j.rocha60@yahoo.com.br

Resumo: demonstrar a ao da alma no incentivo ao ensino e aprendizagem, e de como sua ao decorre na influencia.

Palavras Chaves: Alma, potencia, aprendizagem.

No final do sculo trs (3) e do sculo quatro (4), a.c, Santo Agostinho, definiu com perfeio a Teoria da Reminiscncia, destacando-a como motivadora do ensino e aprendizagem.

Ao afirmar que "s h um mestre, DEUS, e todos os homens so irmos", Agostinho nos remete a reflexo sobre a importncia da divindade em nossa vida, bem como, na nossa escolarizao.

Argumenta Agostinho, "o que podemos ensinar?, se tudo j ns foi dado por DEUS". Cabendo ao professor (a) fazer com os estudantes se lembrem, no que decore, ou repita os contedos apresentados em sala de aula.

Em 1224-5,Toms de Aquino, nasce e posteriormente, tambm traz em seus pensamentos as condies do ensino e aprendizagem.

Aquino escreve tambm sobre o mestre, De Magistro, como tambm Agostinho escreveu. Ambos concordam com a teoria da preexistncia do saber, cabendo a Aquino, trazer uma nova posio, onde o ensino e aprendizagem advm da alma.

Gostaramos de levar a reflexo, essa condio entre Agostinho e Aquino, onde um defende a idia divina no ensino e aprendizagem, o outro a importncia da alma, no cabendo pela relevncia filosfica, antropolgica da situao, buscar mistificar essa questo.

A situao dada por Aquino sobre a alma na aprendizagem, que a mesma "viaja", captando informaes nos ambientes e colocando em nossa mente como um banco de dados.

De acordo com (idem), o "corpo humano se uma com o esprito" para orientar melhor a aprendizagem e direcionar o ensino com maior exatido e qualidade.

A importncia da unidade entre o corpo e alma, torna-se a conexo para sairmos da letargia e tornamos pessoa reflexiva.

Neste mbito, torna-se necessrio acrescentar-mos as diferenas, dentro do comportamento humano e o incentivo ao ensino como fonte de mudana humana.

Assim, potencia para Toms de Aquino, passa a ser a possibilidade de obter o conhecimento atravs da alma.

A forma o corpo humano em visibilidade, enquanto o esprito no visvel, neste caso, a alma atravs da potencia contendo a inteligncia e a verdade, promove os meios necessrios ao ensino e aprendizagem.

Neste mbito, todos os pensadores progressistas da atualidade ou dos sculos anteriores, quando afirmam que a mudana interna da pessoa humana, incentiva as mudanas no modo de ser, agir e pensar, no esto incorretos, mais a frente do nosso tempo.

Neste aspecto, Freire (2009), descreve que o "amor" e a "formao continuada", fazem a diferena no modo de ensinar e aprender, na escola e na sociedade.

Referenciais:

Aquino, T. 2004. De Magistro. So Paulo. Martins Fontes.

Freire, P. 2009. Pedagogia da autonomia. So Paulo. Paz e Terra.

A Influncia da Alma na Aprendizagem: o ato da potencia

Por: Jorge Rocha Gonalves

Perfil do Autor

Sou professortcnicoda secretaria estadual de Educao de Pernambuco. se preparando para terminar o mestrado emCinciasda Educao e iniciar o doutorado. Gosto do trivial da vida, principalmente, no contato com a vida e a natureza, alm da leitura e escrita. (Artigonal SC #3213202)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/a-influencia-da-alma-na-aprendizagem-o-ato-da-potencia-3213202.html




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