Board logo

subject: VIAGEM A CASA DA NILA [print this page]

VIAGEM CASA DA NILA
VIAGEM CASA DA NILA

Estamos em 1976. Tenho apenas 23 anos e estou comeando o meu trabalho como professor numa das maiores escolas de Cuiab: A escola Polivalente. Divido o meu tempo com o curso de Letras que estou fazendo e as aulas da escola. Gosto muito deste colgio e tambm do meu curso o qual fao com muita dificuldade, pois ganho muito pouco e tenho que pagar nibus, os estudos, a repblica, o hotel. No sobra dinheiro pra nada. Passo o dia inteiro com um lanche, pois como a escola fica longe de minha casa, no tenho dinheiro suficiente para ir e voltar.

O meu almoo quase sempre um guaran com um sanduche. Muitos professores ficam com d de mim e j fui comer na casa de alguns deles, mas fico muito perturbado em dar trabalho e despesas a pessoas que no tm nada com a minha dor.

J me disseram que posso pegar uma doena muito grave no estmago, mas estou disposto a enfrentar os desafios da vida.

E foi num dia deste que fui transportado a um pas completamente diferente do nosso: a Itlia. Esta, alm de ser uma viagem a uma antiga povoao onde eu morava, a lembrana dos fatos ocorridos naquele lugarejo. Trata-se de uma volta ao lugar e a um passado de minha vida, uma lembrana viva nos momentos em que eu percorria em esprito os mesmos lugares onde eu vivi por algum tempo, l no passado. Quanta saudade daqueles dias felizes de minha vida em outra existncia.

Eu me entristecia porque onde morvamos estava agora em completo matagal. No mora ningum por perto, visto ser um lugar de difcil acesso e as terras so bastante pobres. Impossvel uma agricultura no local porque trata-se de um lugar muito ngrime.

Eu e minha famlia morvamos s margens da nascente de um rio de guas barrentas. A casa ficava junto a um bloco de rvores. Havia outra casa um pouco afastada, cercada por um canavial. A terra na descida da estrada era uma mistura de areia branca com um vermelho escuro, muito mida.