Board logo

subject: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO CONTEXTO SOCIAL [print this page]


INTRODUO
INTRODUO

A prtica da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que comeamos a "compreender" o mundo nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo.

A leitura possui um carter formativo e instrumental, isto , ela serve para nos aprimoramos quanto pessoas e serve tambm para aprimoramos o nosso desempenho em inmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadmica e profissional. Atravs da leitura testamos os nossos valores e experincias comas dos outros. No final de cada livro, ficamos enriquecidos com nossas experincias, novas idias, novas pessoas. Eventualmente, conhecemos melhor o mundo e um pouco melhor de ns prprios.

O presente artigo mostra como importante a leitura no contexto escolar. Muitas escolas tm um grande problema em incentivar a leitura nas escolas, pois falta materiais como livros e principalmente profissionais qualificados para exercer uma funo to importante como a de um educador. Pois muitos de nossos professores no se importam com o aprendizado do aluno.

As escolas podem incentivar a leitura atravs de dinmicas, de salas de leituras, de olimpadas de Lngua Portuguesa e atravs de outras formas, assim concerteza o hbito de ler vai mudar para melhor.

1. A LEITURA NA ESCOLA

A funo da escola ensinar novidades, ampliar o repertrio do aluno com exposio de maior diversidade de gneros textuais. A dosagem e as exigncias sero planejadas considerando que a formao do leitor um processo de amadurecimento. Quanto antes comear, mais sentido far na vida do aluno-leitor.Segundo Kleiman "a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, no podendo transformar-se em mera decifrao de signos lingsticos sem a compreenso semntica dos mesmos".

Cada um l com os olhos que tem. E interpretam onde os ps pisam. Todo ponto de vista de um ponto. Para entender o que algum l, necessrio saber como so seus olhos e qual a sua viso de mundo. Isto faz da leitura sempre uma releitura. Sendo assim, fica evidente que cada leitor co-autor.

Sabemos que a escola tem um plano a cumprir e dentro dele as atividades de linguagem que devem ser realizadas e avaliadas. Ensinar a ler com prazer, a tirar proveito pessoal da leitura esbarra quase sempre na questo do domnio de alunos na sala para acompanhar uma dificuldade em avaliar objetivamente o aproveitamento, o prazer e a fruio. Mas sem paixo no avanamos. Principalmente quando pisamos na seara da literatura. Ensinar as caractersticas estruturais dos gneros, as combinaes lingsticas possveis em um texto, a organizao das palavras a comunicao de idias no devem matar o prazer, no podem impedir que a leitura faa sentido pessoal e intimo na vida do aluno. A escola tem que respeitar a escolha do aluno.

A escola tem por obrigao proporcionar a seus alunos acesso ao conhecimento e a leitura apresenta sem dvida algum lugar de grande destaque. Bibliotecas com acervos diversos, dando nfase a idade do leitor em boas condies, literaturas atuais, bons espaos fsicos, boa iluminao, podem ser pea fundamental para que o aluno goste de freqentar o ambiente da biblioteca e comece a ter contato com o mundo. De acordo com Bamberger (1987, p.92):

O desenvolvimento de interesses e hbitos permanentes de leitura um processo constante, que comea no lar, aperfeioa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora, atravs das influncias da atmosfera cultural geral dos esforos conscientes da educao e das escolas pblicas, a oportunidade de ler, ou seja, a disponibilidade de livros representa uma papel decisivo no despertar interesses de leitura.

A escola tem que ter uma biblioteca e um bom bibliotecrio, realmente engajado e comprometido com sua funo (tambm de educador) trs condies para que os alunos se interessem, pois tero nele ( o bibliotecrio) o apoio necessrio na busca do que ler, como ler sabendo qual o livro mais adequado para sua faixa etria.O bibliotecrio tem uma grande importncia na organizao, possuindo slidos conhecimentos tcnico.

CONSIDERAES FINAIS

A leitura est presente em nossas vidas de forma muito intensa, pois est associada a muitas de nossas atividades, sejam no trabalho, lazer ou mesmo de em nossa vida cotidiana como fazer compras ou ler um bilhete.

Todos sabem da grande importncia que a leitura tem em nossas vidas, temos que incentivar a leitura nas escolas e em nossas casas, pois muito importante possuir o hbito de ler. Os governantes tm que comear a melhorar a educao, de forma mais ampla para que os alunos das escolas possam aprofundar seus conhecimentos.

REFERNCIAS

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hbito da leitura. So Paulo: tica, 1987.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O Ato de Ler. 4. ed. So Paulo: Cortez, 1987.

http://www.colegiosantamaria.com.br

http://www.crmariocovas.sp.gov.br

http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao

A IMPORTNCIA DA LEITURA NO CONTEXTO SOCIAL

Por: lucelia barreto

Perfil do Autor

(Artigonal SC #3202744)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/a-importancia-da-leitura-no-contexto-social-3202744.html




welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0