subject: Como se comunicar com o seu companheiro quando existem ciúmes? [print this page] Quando se tem um problema de ciumesQuando se tem um problema de ciumes. A esposa de Pedro, Clara, tem um problema de cimes, e ele tinha o suficiente. Parece que cada dia h novo drama em sua unio gerada por ela.
muitas vezes no mesmo turno de eventos. Pedro chega em casa um pouco tarde, porque ele foi amarrado no local de trabalho ou talvez ele precise de um pouco de tempo para se descontrair aps um longo dia, ento ele pra para tomar uma bebida com uma colega de trabalho.
Ento, quando Pedro chega em casa, parece que ele sempre recebido com acusaes e interrogatrios. Pedro quer saber como falar com Clara sobre seu cime antes que seja tarde demais para o seu casamento. Pode ser bvio para voc que seu companheiro tem um problema. O nmero de vezes que ele ou ela tem voado fora do punho e acusou-o de flertar, olhando para os outros ou at mesmo ter um caso pode ser demais para contar.
Por outro lado, se voc o nico a ficar com cimes, pode ser bvio para voc que seu parceiro que esta com problema. Talvez, a partir do seu ponto de vista, ele ou ela realmente vezes at fala, olha ou outros toques de maneira que voc acha inapropriado.
Qual a sua perspectiva?
Quando se trata de cimes, sua perspectiva pode alterar a verdade que voc ver. Pode significar a diferena entre as palavras ou aes que so inocentes e "no grande coisa a ser suspeito e trair. Isso realmente importante lembrar que voc definir para comunicar sobre o cime de uma forma que ajuda voc e seu movimento a aproximar.
Ir alm da questo de saber quem est certo e quem est errado.
Voc est vivendo uma situao de uma forma particular e seu companheiro esta, provavelmente, enfrentando a mesma situao de forma diferente. Para que voc possa ser capaz de falar sobre o que cada um quer e criar acordos que ambos podem ficar, vital que voc lembre-se que sua perspectiva no a nica perspectiva do que est acontecendo...
Ser que isso significa que voc tem que ficar sentado em silncio, enquanto, seu namorado olhe para uma mulher atraente que anda por a? Claro que no! O que isto significa que ao invs de gritar em volta sobre ele, voc faz uma clara e, o mais calmo possvel, a escolha sobre o que voc vai fazer em seguida.
Falar honestamente e sobre seus sentimentos.
A prxima vez que Pedro chega a casa tarde, ele faz algo fora do comum. Ele ouve o seu rosrio de perguntas... "Onde voc estava? Como eu sei que voc estava realmente no trabalho? Quando voc vai aprender a me tratar com respeito e me ligue quando voc chegar atrasado?" Ento, Pedro diz Clara que ele vai levar alguns momentos por si mesmo e, em seguida, ele gostaria de falar com ela sobre toda esta situao. Ela se surpreende, porque isso no a reao de Pedro, que est a gritar com ela e precisa apenas confiar nele e ficar fora de seu negcio.
Durante este tempo a ss, Pedro tem algumas respiraes profundas e acalma. Quando ele recua de sua prpria perspectiva, ele pode entender que Clara estaria chateada e at mesmo sentindo cimes e preocupada. Pedro retorna para Clara e pede desculpas pelo atraso e por seu hbito de no chamar e deix-la saber seus planos. Ele ento se abre e compartilha com ela o quanto ele se sente triste sobre as tenses e os conflitos entre eles recentemente. Ele diz a ela que sabe que no fcil viver com ele e que se sente preso e embalado, com acusaes e interrogatrios. Pedro e Clara comeam a resolver atravs de como cada um sente. Um maior entendimento de onde ambos so provenientes de resultados.
No h nenhuma cura mgica para o cime.
Mas, quando voc pode comear a se comunicar prprio e honestamente sobre suas emoes e voc assume a responsabilidade pela sua parte nos hbitos de conduo que so vocs dois separados, coisas mgicas podem acontecer. Escolha palavras que refletem a sua experincia da situao. No a experincia do seu parceiro ou adivinhar o que ele quer ou est sentindo. Voc sempre pode fazer perguntas para obter mais informaes sobre o que est acontecendo para ele ou ela.
Por exemplo, Pedro diz Clara, "eu fico com raiva quando voc assume que eu estou dormindo por a com outra mulher, porque eu chego a casa tarde. Mas, eu pergunto se voc est com medo de que isso exatamente o que estou fazendo quando eu no ligue. verdade para voc?" Quando voc faz uma pergunta, verifique se voc realmente ouvir a resposta do seu companheiro. Mesmo se voc no concordar com seu ponto de vista, voc pode ser capaz de compreender melhor o que est acontecendo para ele ou ela quando voc faz. Deste lugar de escuta e de partilha, honestamente, voc e seu parceiro pode criar acordos que ajudaro voc a superar o cime, a reforar a confiana e comea a aproximarem-se juntos.