subject: AS TIC´S NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS [print this page] 1 INTRODUO 1 INTRODUO
Atualmente v-se uma grande ascenso da tecnologia, seja em grandes projetos, empresas e tambm em instituies de ensino. A tecnologia est cada vez mais acessvel as pessoas. Percebe-se que a compra de produtos com tecnologia digital tem crescido bastante, em todas as camadas sociais. As tics, ao contrrio do que muitas pessoas pensam, est presente na vida do homem desde a antiguidade, contitui-se meios eficazes de comunicao e informao.
Os meios de informao so todas as formas de gerar, armazenar, veicular, processar e reproduzir a informao. Os meios de comunicao toda forma de veicular informao, incluindo as mdias mais tradicionais, como uso de pergaminhos, de tambores na selva, de livros, de revistas, do rdio, da televiso, das redes de computadores, etc.
Varias questes esto relacionadas ao uso das tecnologias e dos meios de comunicao nas escolas, especificamente nas salas de aula. Trabalhar com as Tics alm de ser uma necessidade real um modo de insero dos indivduos no mundo letrado e digital.
O projeto de pesquisa tem como tema "As tics na sala de aula: contribuio para o aprendizado das crianas", o referido tema foi escolhido porque constitui-se um ramo de conhecimento novo na educao e poucos autores discorreram sobre o mesmo, e alm do mais, por se tratar de assunto que ainda causa muita desconfiana, por parte dos educadores.
Torna-se inaceitvel, na poca em que estamos, em pleno sculo XXI, que os professores ainda trabalhem apenas com quadro e giz. Diante das descobertas tecnolgicas atuais, a escola torna-se ento uma unidade de difuso dessas novas mdias, incrementando o uso das mesmas na vida dos alunos e usando-as como mais um recurso servio da aprendizagem das crianas.
O tema proposto trata a questo das tics como algo j vivenciado na sala de aula e, consequentemente na escola, mostrando as facilidades e a praticidade de se trabalhar com essas tecnologias na sala de aula. Os objetivos pretendidos so que os educadores incrementem as tics no seu ambiente de sala de aula e as use como mais um suplemento de enriquecimento das aulas e um instrumento poderoso para a aprendizagem das crianas.
As tics nada mais so os meios de comunicao e informao, que so utilizados pelos homens desde a pr-histria, atravs de vestgios e sinais desenhados nas paredes de cavernas.
Portanto, esse tema de fundamental importncia, pois trar subsdios para a compreenso da importncia das Tics no ambiente da sala de aula, servindo de fonte de pesquisas posteriores, tanto para educadores, quanto para pesquisadores da r
2 AS TICS NO AMBIENTE ESCOLAR
Atualmente a tecnologia est presente em todos os setores da sociedade um componente social importante na vida moderna. O Ncleo Curricular Bsico-Multieducao(1996) diz o seguinte:
O acesso mdia impressa e eletrnica, ao vdeo, ao computador, s redes e apropriao de suas linguagens e estticas, no uma utopia ou um desvario, a condio bsica da habitao do cidado ao dilogo social, afetivo, poltico, profissional, o cidado da sociedade informtico-meditica necessita adquirir habilitao tcnica e lingustica que lhe permita transitar e sobreviver no meio informacional na qual est imerso (p.134)
E quem dar essa instruo para a formao de um cidado inteirado de sua realidade? A escola jamais poderia ser indiferente, pois se constitui um lugar de posturas e mudanas sociais. na escola onde encontra-se o mago das modificaes de origem social.
A informtica educativa uma realidade e deve ser inserido no contexto escolar, como destaca Haetinger (2005), desta forma acreditamos que a informtica aplicada aos processos educacionais pode oferecer um caminho de mudanas para a velha escola, claro que nunca como salvadora da ptria', mas como mais uma ferramenta a servio dos professores.
De fato a escola, e principalmente os professores, precisam encarar essas novas tecnologias de forma natural, buscando oportunidade de aperfeioar-se para a operao dessas novidades tecnolgicas. Dificuldades so muitas, incertezas quanto ao alcance dos objetivos propostos inmeras, porm de certo se tem que, enquanto o docente no tiver conscincia de seu papel de agente de transformao, mudanas no ocorrero (MIRIAN C.D, MELLO, 1991).
Mesmo que a escola no oferea subsdios para a insero das novas tecnologias o professor tem o dever, como agente de transformao e formador de opinio, de oferecer para seus educandos conhecimentos e interaes com essas tecnologias, tendo em vista que fazem parte do quotidiano de muitos deles. Com relao ao professor Haetinger (p. 70, 2005) diz que "se continuar no interagindo o ensino com a vida prtica dos alunos est correndo o risco de ficar falando sozinho, na sala de aula ou no universo virtual".
Ainda com relao as tecnologias, Haetinger (2005), complementa:
Em nosso trabalho de educadores devemos sempre... Oportunizar aos alunos o acesso a informao e a construo de conhecimentos coletivos. Ao oferecermos este tipo de vivncia, buscamos a motivao do aluno e o comprometimento do mesmo com a aprendizagem individual e do grupo ao qual ele pertence (p. 71).
A escola mudou, no vivemos mais aquele ensino metdico e puramente mensurvel, onde o professor detinha todo o conhecimento. A sociedade, seus padres e ritmos mudaram, estamos no sculo XXI, na Ps-modernidade, onde as mquinas so responsveis por grande parte do desenvolvimento mundial. Precisamos ento, como educadores, analisar como as Tics podem nos ajudar a favorecer a aprendizagem das nossas crianas. Atualmente, uma discusso pertinente entre os educadores no questiona se "o aluno aprende ou no aprende" ou "o quanto ele aprende", mas est voltada a questes mais amplas como: "de que modo podemos favorecer a aprendizagem?", que aes pedaggicas adotaremos para facilitar a construo de conhecimentos? Haetinger (2005).
4.2 A INSERO DA MULTIMDIA NA SALA DE AULA
J existem em varias escolas o uso dos meios de multimdia nas prprias salas de aulas, como lousas digitais, computadores com acesso a internet e distribuio de notebooks para as crianas nos primeiros anos do ensino escolar, o caso do Jardim de Infncia Municipal Doutor Luiz Silveira, em Pira/RJ (Revista Nova Escola). So muitos os casos de sucesso na utilizao da tecnologia na sala de aula como aliada no processo de ensino aprendizagem, provando assim que o uso das Tics pode e deve ser uma prtica constante nas salas de aula, atuando como mais um suplemento de ensino. sobre o uso da informtica como recurso pedaggico, a incluso da informtica como recurso pedaggico mais do que querer, fundamental para desenvolver todas as possibilidades do saber. Haetinger (2005).
A idia de utilizar computadores para ensinar as crianas a se tornarem melhores pensadores teve incio com Seymour Papert, para quem o computador iria "ampliar a escola" revolucionar e educao e reformular a mente das crianas. Sua linguagem de programao projetada especialmente para as crianas deveria provocar o estmulo para essa revoluo. Influenciado pelo psiclogo e filsofo suo Jean Piaget, com quem estudou, Papert afirma ter combinado as complexas teorias de desenvolvimento infantil de Piaget com seu prprio trabalho no campo da inteligncia artificial. Essa fuso aparente levou criao da linguagem logo, a qual, Papert esperava, sistematizaria o uso de computadores no aprendizado, comeando na pr-escola, ou at mais cedo ainda.
Muitos outros estudiosos e pesquisadores defendem o uso das tecnologias no ambiente escolar, em especial o uso do computador como recurso pedaggico, mas advertem para o uso adequado dessa ferramenta.
O computador jamais poder ser utilizado de forma a ameaar o contato com a prpria realidade, a alienar a criana: mas, mas ao contrrio, dever ser usado sempre para fortalec-la, por meio de tomada de conscincia de si mesma como algum capaz de lidar com representaes simblicas, mantendo os ps firmes no cho. (Oliveira, 1999, p. 11)
O desafio dos educadores da atualidade ensinar aos seus alunos a metalinguagem, a diversidade de linguagem existente e sua utilizao na vida prtica. MacLuhan (1997, p.33) fala que atualmente a resposta ensinar aos estudantes nas escolas como se metacomunicarem' e como aprenderem meta-habilidades' de forma que possam se adaptar ao mundo tecnolgico em transformao.
4.3 A RELAO DAS CRIANAS COM AS TICS
Ser que as crianas nos primeiros anos escolares dominam as novas tecnologias? Como a relao com o desconhecido (ser desconhecido)? Tentaremos responder aqui estas e outras questes concernentes ao uso das tecnologias por parte das crianas no ambiente escolar. As novas tecnologias so tambm fontes de aprendizado para as crianas.
Para Morin (2000) A criana tambm educada pela mdia, principalmente pela televiso. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesma-, a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, "tocando" as pessoas na tela, pessoas estas que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relao com a mdia eletrnica prazerosa ningum obriga que ela ocorra; uma relao feita atravs da seduo, da emoo, da explorao sensorial, da narrativa aprendemos vendo as histrias que os outros nos contam. Mesmo durante o perodo escolar a mdia mostra o mundo de outra forma mais fcil, agradvel, compacta sem precisar fazer esforo. Ela continua educando como contraponto educao convencional, educa enquanto estamos entretidos.
H muitos programas computacionais que podem favorecer a aprendizagem das crianas, por meio do visual e do udio as crianas assimilam mais os conceitos pretendidos, alm de se divertirem e aprenderem. No Congresso Educar (2002) se discutiu que h programas para crianas de cinco anos que as ajudam a fazer relaes mentais e cognitivas, que normalmente s fariam mais tarde, quando estivessem alfabetizadas. A gerao da cibercultura, diz ela, vem absorvendo com a internet um novo paradigma mental, que no futuro far dessas crianas adultos com maior capacidade de aprender por si mesmos.
Percebe-se ento que as crianas desde pequenas tm contato com diversas mdias e atravs delas elas aprendem muita coisa. As mdias so meios pelos quais as crianas aprendem de forma prazerosa e dinmica, seu uso na escola favorece em muito a obteno de conhecimentos.
Portanto, as Tics atravs de suas facilidades e diversidade de uso, favorecem em muito o aprendizado das crianas, pois atravs destas mdias as mesmas aprendem com muito mais entusiasmo e interagem de forma prtica com essas novas tecnologias, j fazem parte, na maioria das vezes, de seu cotidiano. Alm do mais atravs das Tics o aprendizado acontece de forma dinmica e atrativa, incentivado a participao das crianas nas diversas atividades realizadas na sala de aula, com a mediao do professor e funcionando como mais um riqussimo recurso de ensino.
Para Haetinger (2005) o aluno atravs destas ferramentas, [as novas tecnologias] deve se comprometer muito mais com o aprendizado, o que no acontecia com o ensino tradicional, de apenas recepo de contedos. Sob a prpria perspectiva do construtivismo, as novas tecnologias do a noo do concreto e do prazeroso, oferecendo ao educando uma maior interao com a aprendizagem. Papert (apud. Almeida, 2000) diz que a caracterstica principal do construcionismo a noo de concretude como fonte de ideias e de modelos para a elaborao de construes mentais.
CONSIDERAES FINAIS
Diante do exposto, sobre a importncia das Tecnologias da Informao e Comunicao TIC como facilitadora e promotora da aprendizagem, pode-se afirmar que ainda so muitos os desafios para a implantao das mesmas no ambiente da sala de aula, mas aos poucos esto surgindo idias para a incrementao dessas tecnologias no ambiente escolar.
A temtica foi de fundamental importncia, pois trouxe um enfoque maior questo do uso das novas tecnologias como auxiliadora e facilitadora da aprendizagem das crianas. Alm de ressaltar a contribuio das Tecnologias da Informao e Comunicao TIC como recurso pedaggico eficiente e rico para utilizao, por parte dos educadores.
Pode-se concluir que as TIC alm de serem um recurso pedaggico interessante e importante para o professor, uma ferramenta que torna a aprendizagem das crianas mais significativa e mais prazerosa, contribuindo inclusive para a felicidade da criana na escola e estimulando-a a vir para a escola.
Pode-se tambm, com a escrita do artigo, construir uma fonte de pesquisa para estudiosos, pesquisadores e educadores, oferecendo-os subsdios para as suas prticas de pesquisa e ensino, alm do mais pretende-se com o mesmo uma maior ateno e valorizao das TIC no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula.
REFERNCIAS
HAETINGER, Max G. O Universo Criativo da Criana na educao: coleo Criar.vol. 03. Rio Grande do Sul, 2005.
ESCOLA, Nova. Computadores na pr-escola. Disponvel em: < http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/computadores-pre-escola-556251.shtml>. Acesso em: 26 maio 2010.
NETO, Hermnio Borges & Suzana Maria Campelo Borges. O papel da informtica educativa no desenvolvimento do raciocnio lgico. Disponvel em: Acesso em: 27 de maio 2010.
CORTELAZZO, Iolanda B. C. Pedagogia e Novas Tecnologias: Tecnologias Interativas e Colaborativas. Disponvel em: < www.boaaula.com.br/iolanda/disciplinas/pedago10.ppt> Acesso em: 27 maio de 2010.
AS TICS NA SALA DE AULA: CONTRIBUIO PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANAS
Meu nome Ivanilson, sou acadmico do curso de Pedagogia, 7 perodo, na Universidade Estadual Vale do Acarau - UVA. Sou professor estagirio da Escola Estadual Joo Ferreira de Souza, em Santa Cruz/RN. Educador vocacionado, acredito que a realidade brasileira s poder ser transformada atravs da educao. Possuo um blog, onde posto todas as informaes, referentes sala de aula e ao mundo da Educao: www.ivanilson.com (Artigonal SC #3200875)