subject: Só a mudança é permanente [print this page] "No h nada permanente, a no ser a mudana" Herclito (540-480 aC). Vejam que preciosidade de sbias palavras, pois primeira vista parece uma incongruncia, no entanto uma afirmativa de impacto, que nos deixa boquiabertos, principalmente quando verificamos que foi proferida h quase quinhentos anos do nascimento de Cristo, pois mesmo assim ela perfeitamente atual e exprime uma verdade incontestvel.
H quem diga, por exemplo, que o amor perde o vigor ou at se acaba, com o correr de uma vivncia conjugal, enquanto outros afirmam categoricamente que ele se eterniza "pra todo o sempre" vamos ento "filosofar" em cima desse assunto. Antes, vamos nos lembrar de que existe grande confuso sobre o amor, a paixo e o apego, conforme j tive a chance de demonstrar em outra oportunidade, logo deixemos claro que o discurso ser apenas sobre o mais nobre dos sentimentos o amor; este sentimento, quando vivenciado em sua plenitude, conduz qualquer ser humano ao caminho da felicidade, com certeza, porque ele est ligado "em linha direta" com o Criador e envolve inteiramente a nossa capacidade de praticarmos o altrusmo verdadeiro, e a ao altrusta gera um novo sentimento, o da gratido de quem foi beneficiado, que se reverte em energia positiva para o agente benemrito, que assim acaba sendo agraciado com a prpria ascenso espiritual assim que funciona.
Podemos ento comear a concluir que, em qualquer dos casos apresentados, tudo vai depender de um monto de variveis, inter-relacionadas, que demonstram posies divergentes, e que podem trazer explicaes at plausveis para todos eles, ou seja, podemos chegar a respostas afirmativas para cada um de per si, o que no corresponde lgica, pois estaramos confirmando posies antagnicas, como sendo conclusivas e legtimas.
Para sairmos dessa enrascada, basta nos lembrarmos de que tudo, absolutamente tudo no universo est em "permanente mudana" e que ns, a cada minuto que se passa, no somos os mesmos de antes, basta verificarmos o crescimento dos cabelos e das unhas, o constante nascimento, crescimento e morte das nossas clulas, havendo at rgos do nosso corpo fsico que se renovam completamente a cada 24 horas, portanto o filsofo e pensador Herclito estava certo. Tudo no universo encontra-se em evoluo contnua, portanto as mudanas sempre fizeram parte do Plano da Criao; acontece que a grande maioria dos habitantes deste planeta ainda no percebeu essa pura verdade e continua estacionada, sempre no mesmo lugar, cuidando permanentemente de coisas absolutamente inteis e incuas, e depois no consegue entender nem aceitar os reveses que a "vida" lhe prepara, como resultado da desvalorizao e negligncia dadas ao tempo que lhe foi concedido para viver, de forma til, produtiva.
Quanto ao fato do amor diminuir, se apagar ou se eternizar, s vai depender da forma pela qual ns estivermos mudando o nosso "sonen" (razo-sentimento-vontade) vamos exemplificar, usando a hiptese da "eternizao" do amor conjugal: Suponhamos um casal, unido h mais de 30 anos, sendo que um dos cnjuges venha a falecer e, por essa razo, o outro comece a definhar aos poucos, perdendo o seu horizonte, almejando a chegada da prpria morte para ter a oportunidade de se encontrar com o seu amor no "outro lado" da vida. Quando isso acontece, as pessoas ficam maravilhadas, chegando a sentirem inveja desse amor "to lindo", que ultrapassa at as barreiras da diferenciao de dimenses entre a vida material e o mundo espiritual.
Pois , esse critrio de julgamento est totalmente errado, porque, se existia um lao de amor entre eles at haver o desenlace, aquela forma de reao passou a ser uma prova de que houve uma transformao radical no "sonen" do cnjuge sobrevivente, saindo do amor para cair no sentimento de apego (medo da solido, sensao de perda, insegurana etc.), que s acontece na situao de amor prprio ferido ou de pena de si mesmo, onde o verdadeiro amor ficou a lguas de distncia. _Perceberam o quanto muitos tm que mudar, para conseguirem acompanhar a naturalidade da evoluo universal?
Desde 1972, dedico-me ao estudo da Filosofia de Vida Oriental Moderna, tendo participao ativa como professor-dedicante em palestras sobre a matria, j tendo lanado 2 livros a respeito (sem fins lucrativos), pela Grfica Odeon, na Cidade de Araras-SP (perto de 125.000 habitantes), onde resido desde 1998:
'A Filosofia do Paraso' - em 2003;
'Os Scios e a Sociedade' - em 2006.
Atravs do Opinio Jornal (Dirio de Araras), tenho uma coluna semanal, desde junho de 2007, onde so publicados meus textos, todas as quartas-feiras, que me tm rendido muito retorno, pelo aumento do meu crculo de amizades.
Meu objetivo de vida, hoje, resume-se na propagao dos conceitos orientais filosficos ultra-modernos, com base nos ensinamentos do Grande Mestre Mokiti Okada (1882/1955), isso tudo sem qualquer cunho financeiro ou religioso, mas simplesmente para servir de reflexo das pessoas deste mundo, com relao aos acontecimentos e aos comportamentos que esto se manifestando, cujo resultado est sendo a criao de um mundo infernal, prestes a entrar em processo de extino, pelo aquecimento global.
Meu esforo maior est sendo no sentido de servir como o pssaro que tenta apagar o incndio na floresta, apenas buscando gua no lago, pelo bico, mesmo sabedor da prpria pequenez, porm com o intuito de despertar o maior nmero daqueles que possam agir em coletividade, at conseguirem apagar tudo.
Talvez eu possa parecer um visionrio, mas tenho a declarar, com toda segurana, que a minha experincia, dentro do tema filosfico/cientfico/religioso que estou divulgando, me d foras e respaldo para prosseguir at os ltimos dos meus dias. (Artigonal SC #3200231)