subject: E-mail Marketing: A sua próxima campanha é mais relevante para você ou para o seu público? [print this page] Diariamente, recebo mais de 40 mensagens no meu endereo de e-mail pessoal. Certamente, no tenho tempo para ler todas, ento, sou obrigado a escolher quais sero as felizardas e quais sero as descartadas.
Essa uma situao comum entre a maioria dos meus conhecidos, no importa o sexo, a profisso, estado civil, faixa etria ou classe social. Eles tambm recebem uma quantidade enorme de emails e so obrigados a escolher o que ser aberto e o que ser deletado.
Como tomamos esta deciso?
Normalmente, as mensagens descartadas so aquelas que no tm relevncia nenhuma para o destinatrio.
Acreditar que o contedo enviado relevante para todos os contatos de sua lista, simplesmente porque eles so "opt-in", no o bastante, preciso realmente "conhecer" cada um desses contatos para, ento, oferecer um contedo relevante.
"Conhecer o contato" no significa saber qual a classe social, profisso, sexo, idade ou data de nascimento, estes dados so importantes, porm, so apenas caractersticas gerais e essas informaes ainda no fornecem o material necessrio para segmentarmos nossa comunicao.
Quando enviamos uma ao de email marketing e ela chega na caixa postal do destinatrio, o cenrio o mesmo visto por voc todos os dias, ou seja, so vrias mensagens disputando a ateno do contato. Podemos chamar este cenrio de "concorrncia acirrada", pois a sua mensagem divide espao com outras dezenas.
Para deixar o assunto mais claro, vamos para alguns exemplos prticos do que pode acontecer com uma caixa postal. Lembrando que o objetivo compararmos a relevncia entre as duas mensagens e refletirmos qual delas ser descartada:
1) Mensagem comunicando o nascimento do filho do melhor amigo do destinatrio x Newsletter em que o destinatrio opt-in.
2) Mensagem com notcias da irm do destinatrio que atualmente mora no exterior x Email Marketing promovendo cursos de educao empresarial.
3) Newsletter sobre o mercado financeiro x Email Marketing com ofertas de notebooks. Obs.: O destinatrio precisa comprar um notebook com urgncia.
4) Newsletter sobre medicina, a principal notcia um novo tratamento revolucionrio para o Reumatismo x Email marketing com ofertas de eletrodomsticos.
Obs.: O destinatrio Mdico Reumatologista.
Entregar um contedo relevante a chave para obter sucesso em suas aes de email marketing. Compreender que o contato que faz parte de uma de suas listas uma pessoa que possui hbitos, preferncias e necessidades e no apenas o fulano@exemplo.com.br.
Levando em considerao que o contato opt-in, e costuma visitar o site de sua empresa, precisamos conhecer os seus hbitos, preferncias e necessidades:
1) O que o Sr. Fulano (fulano@exemplo.com.br) precisa quando acessa o site de sua empresa?
2) Quais so as reas do site que ele costuma visitar?
3) O que ele deseja obter ao visitar essas reas?
4) Ele obteve o que queria?
As questes acima so alguns dos muitos "exerccios" que devemos fazer para conhecer quem so, realmente, os destinatrios das nossas aes de email marketing.
Alis, a minha primeira sugesto mudar esta palavra e-mail marketing para relacionamento digital, assim, as pessoas entendero o potencial desta ferramenta e, quem sabe, buscaro conhecer melhor seus contatos, para entregar apenas o que eles desejam receber. Este o maior benefcio que uma empresa pode proporcionar aos seus destinatrios.
E sabe quem mais ganha com isso? Voc mesmo, pois os melhores resultados fazem a melhor campanha! Pense nisso.
E-mail Marketing: A sua prxima campanha mais relevante para voc ou para o seu pblico?