Board logo

subject: A situação atual da educação brasileira e os reflexos para uma cultura perversa [print this page]


Aps pesquisas recentes, no ano em curso, no site do MEC - Ministrio da Educao e Cultura e com dados do IDEB - ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica do ano passado (2009), pude observar que 35% das escolas da rede pblica do nosso Brasil ficaram abaixo da macrometa determinada pelo governo federal e confirmada pelo presidente Lula.

Para cada uma dessas escolas observa-se a percentagem nos anos finais do ensino fundamental, aquele que equivale ao perodo da 5 8 srie, que corresponde do 6 ao 9 ano.

Para se ter uma noo, os anos iniciais, isto , da 1 4 srie, que corresponde hoje do 1 ao 5 ano, aps a reformulao do MEC, tambm ficaram abaixo da meta de 26% das escolas.

Na 8 srie, o Rio de Janeiro foi o estado com mais escolas abaixo da projeo feita pelo INEP para cada uma delas. Foram 62%. Logo depois, esto o Amap, com 57%, Sergipe, com 52%, e Rondnia, com 50%. Em So Paulo, 32% das escolas ficaram abaixo da meta. Na 4 srie, Sergipe teve 43% das escolas abaixo da projeo feita para 2009. O Rio est em segundo lugar, com 42% do total, e seguido por Amap, com 41%, e pelo Maranho, com 40%. (Fonte: Carajs o Jornal, 2010).

Essas pesquisas s nos mostram uma realidade, nosso pas precisa melhor mais em termos de educao. O problema no reside nos planos estipulados, ou seja, nas metas que devem ser cumpridas, mas sim no controle (monitoramento, acompanhamento e avaliao dessas escolas que devem ser mais rigorosos.

Percebe-se claramente que h um planejamento, porm no se tem uma eficcia, no se chega ao resultado pretendido. Com os nveis de educao bsica mais baixos h uma conseqncia maior para a violncia e desigualdade que se agravam cada vez mais, alm do mais, alunos desestimulados e com esperada repetncia mantm um estmulo depresso infantil e violncia que comea j nos lares das famlias mais necessitadas colaborando cada vez mais para a iniciao ao uso e ao trfico de drogas, principalmente nas favelas e bairros mais miserveis dos municpios brasileiros.

Nota-se ainda que, o educacional est intimamente ligado ao social. O reflexo negativo de uma educao mal desenvolvida, sem eficcia, leva a uma srie de outros problemas, inclusive de cultura, digo at para o nosso pas, a colaborao para uma "cultura perversa", pois sabemos que segundo pesquisas realizadas pela UNESCO, a cultura est intimamente relacionada com a educao e vice-e-versa, o indivduo menos culto tende a ser de certa forma menos educado.

Acredito que as intenes do governo atual so boas e que as polticas pblicas so bem estruturadas, todavia, no devem ser apenas eficientes, mas tambm eficazes e efetivas para que possamos alcanar as metas propostas e alcanar nveis mais altos de uma educao de qualidade.

A situao atual da educao brasileira e os reflexos para uma cultura perversa

Por: Flavio Andrade

Perfil do Autor

Flvio Andrade graduado em Administrao pela Universidade Estadual do Maranho, ps-graduado em Administrao pblica e mestrando profissional em Gesto Estratgica de Pessoas (MBA).

Atua tambm como professor convidado pelo SENAC, palestrante e consultor pela Maranho Assessoria, onde trabalha nas reas de Marketing,RH, planejamento estratgico, Empreendedorismo, entre outras. (Artigonal SC #3149481)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-situacao-atual-da-educacao-brasileira-e-os-reflexos-para-uma-cultura-perversa-3149481.html




welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0