Board logo

subject: A Cura Pela Palavra De Deus Para A Depressão - Junho/2003 [print this page]

Author: Silvia Leticia Carrijo de Azevedo Sa

A CURA PELA PALAVRA DE DEUS PARA A DEPRESSO - Junho/2003 I Reis 19. 1-18 Sem nenhuma explicao aparente voc comea a sentir-se s, nada mais tem graa, sente-se infeliz sem saber por qu. Mas, nada consegue te fazer sentir-se diferente, por mais que tente. Ningum consegue entender essa mudana to radical. Voc era feliz, vivia sorridente e era cheia de vida e nimo. Os irmos da igreja, famlia, parentes e amigos nada entendem. Muito menos voc mesmo entende. A nica coisa que voc consegue explicar que derepente passou a sentir medo de tudo. Est experimentando uma angstia grande, um profundo aperto no peito e sempre quer chorar, mesmo sem motivo aparente. J chegou a desistir da vida. Devido essa situao sem entendimento voc resolveu procurar a igreja. O que Deus pode fazer por voc? O que isso que eu sinto? Isso uma depresso. Hoje conhecida como o mal do sculo. Ela pode ser causada por vrios fatores, como: orgnicos, m alimentao, problemas hormonais, stress, infeces, insnia o mais comum, problemas psicolgicos (traumas, crises), perfeccionismo, ira, ressentimento e culpa. Fala-se muito que o cristo no tem depresso, porm, todo ser humano est sujeito a ela, no falta de f. O que difere o cristo do no cristo nessa situao a forma como ir solucion-la e como ir encarar o problema. Alguns personagens bblicos passaram por momentos deprimidos. Moiss, Jeremias, Paulo e outros experimentaram as profundezas da depresso. Davi escreveu Salmos assim, onde ele colocava seu desanimo pela vida Pois o inimigo me tem perseguido a alma; tem arrojado por terra a minha vida; tem-me feito habitar na escurido, como aqueles que morreram h muito . Por isso, dentro de mim esmorece o meu esprito, e o corao se v turbado. (Salmos 143. 3-4) H tambm aquelas pessoas que tem tudo de bom, famlia, emprego, marido, esposa amorosos, filhos obedientes e se sentem tristes e angustiadas, a vida est sem brilho mesmo com todos os motivos para sorrir e sentir orgulhosa da vida. Elias se encaixa na categoria dos depressivos bblicos. Tinha uma vida espiritual de alta qualidade, mesmo assim sentia-se perseguido sozinho e atribulado. Era um homem lutador, mas sentiu suas forcas esvaindo-se e perdeu a vontade de lutar. Chegou a pedir morte ao fugir de Jezabel, que o jurara de morte. Ele mesmo, porm, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, SENHOR, a minha alma, pois no sou melhor do que meus pais (I Reis 19:4). Ele desejava a solido, todo depressivo deseja isso, mesmo que no seu ntimo saiba que no isso que deseja. Mas, o anjo insistiu para que Elias se alimente. Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto cabeceira, um po cozido sobre pedras em brasa e uma botija de gua. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te ser sobremodo longo.(I Reis 19.5-7). Elias fugiu da morte e pediu a Deus a morte, reclamava da solido e queria ficar sozinho. Esse um contraste grande em quem est depressivo. Elias tinha dentro dele todos os motivos para estar com tanta tristeza e se precisasse saberia desfilar para Deus todos os seus motivos. Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exrcitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliana, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas espada; e eu fiquei s, e procura tirar-me a vida.(V.10). A pergunta de Deus para Elias : o que fazes aqui? Vejamos: Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? - Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exrcitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliana, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas espada; e eu fiquei s, e procuram tirar-me a vida. (VV. 9-10). A histria de Elias parece muito com a nossa prpria histria. a mesma coisa que voc diz a Deus nas suas oraes, ento fica a mesma pergunta de Deus para Elias a voc nesse momento. O que fazes da tua vida amados? Elias apenas se lamentava, estava cheio de desculpas para Deus, queixava do povo, de Jezabel e at mesmo de Deus. Devemos como cristos encarar essa situao de uma forma diferente, no desistindo da vida e de tudo, mas buscando no autor da vida uma soluo. Devemos ver que a dificuldade est em ns mesmos e no no problema, assim afirmamos ser dependentes de Deus e sua ao milagrosa em nossa vida. Deus no invadiu o corao de Elias dando-lhe a soluo mgica, mas esperou que ele falasse de suas magoas, ou seja, que ele abrisse seu corao para Deus. Deus tinha a palavra de vitria para seu servo e profeta, bastava que ele ouvisse com ateno as palavras do mestre. Mas Deus tem uma palavra de cura para o seu corao tambm. Precisamos aguar os nossos ouvidos para ouvir a doce voz de Deus. O salmista nos diz: A minha alma, de tristeza, verte lgrimas; fortalece-me segundo a tua palavra.(Sl 119:28). Uma das caractersticas do tratamento de Deus para com Elias ns tambm precisamos aprender. Deus enviou um anjo que lhe desse comida e bebida e o indicou uma caminhada. Isso fortalece os ossos e da nimo para continuar a vida. Era o amor de Deus sendo revelada ao seu servo em todos os sentidos. Um homem fraco no fica de p, nem na presena de Deus. Deus tambm providenciou para Elias um ambiente satisfatrio. Tirou Elias do deserto e o levou para Horebe, o monte Sinai. Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te ser sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a fora daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites at Horebe, o monte de Deus.(I Reis 119:7-8) mudana de ambiente muito aconselhvel para o depressivo, sair da rotina. Visitar os irmos amados, aqueles que nos ajuda a crescer. Levar irmos queridos a nossa casa. Assuntos interessantes ajudam no tratamento. O mais importante Deus deu a Elias, a satisfao espiritual, Disse-lhe Deus: Sai e pe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaava as penhas diante do SENHOR, porm o SENHOR no estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR no estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR no estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqilo e suave.(VV 11,12) Precisamos de uma nova viso de Deus, assim como Elias o necessitava. Todos os eventos da natureza que ali houve a frente de Elias o fazia lembrar da grandeza de seu Deus, a voz mansa do Senhor o mostrava seu amor e graa. Elias deixou aquele lugar e sua condio como uma nova viso de Deus e de sua prpria existncia. Deus lhe providenciou tambm satisfao emocional A Je, filho de Ninsi, ungirs rei sobre Israel e tambm Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meol, ungirs profeta em teu lugar. Quem escapar espada de Hazael, Je o matar; quem escapar espada de Je, Eliseu o matar. Tambm conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que no se dobraram a Baal, e toda boca que o no beijou.(VV 16-18) ele estava na solido e Deus lhe deu um povo. Recebeu um amigo (Eliseu). Voc precisa tambm de um povo de um amigo. Deus no desistiu de Elias, no desistir de voc tambm. O Deus de Elias o nosso Deus, no somente no seu tempo mais no nosso tambm. Se Deus deixou Elias como exemplo porque podemos seguir seu exemplo. Deus no escolheu pessoas perfeitas e sem defeito para exemplo bblico. Deixou pessoas como ns mesmos. Cheios de dvida e de vontade de vencer em Deus. Elias era homem semelhante a ns, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instncia, para que no chovesse sobre a terra, e, por trs anos e seis meses, no choveu(Tg 5:17). O que jamais poderemos nos esquecer que Deus no tem o hbito de desistir de seus filhos amados. Se voc decidir confiar nEle e em seu meio de trabalho veras que as pedras do caminho no so obstculos para faz-lo cair, mas degraus para ajud-lo a crescer[1] Silvia Letcia Carrijo de Azevedo S - Junho/2003 leticiacarrijo@oi.com.br Referencia bibliogrfica Aguiar, Marcelo. Cura pela palavra. Venda Nova: Betnia p. 1998 Collins, Gary. Aconselhamento cristo. So Paulo: Vida Nova, 1985 p.59 Pratney, Winkie. Voc e seu mundo. Venda Nova:Betnia, 1983, p.69 About the Author:

Bacharel em Teologia

Pregadora da Palavra de Deus

Treinamento de liderana

Cursos para casais

welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0