subject: Banda Trempe - Ensaio & Ensaios [print this page] Se uma apresentao ou um Show que iremos realizar realmente importante(mas sempre importante independente do nmero na platia),
no basta acreditar nos companheiros de palco que tenham mais talento que voc e deixar para ver o que lhe acontece na hora.
Devemos nos preparar, e treinar bem a apresentao.
Esse treinamento, alm de permitir que voc "se veja" na sua apresentao, tambm lhe dar segurana e menos nervosismo.
Cantar diretamente para os sentimentos da pessoa.
Ter a iluminao do que as pessoas podero pensar como:"-Uau, essa foi demais, me lembrei de um acontecimento com essa msica" ou
"-Que bacana, o que a banda mandou agora me lembrou um momento muito importante na minha vida!".
A msica provoca sensao de prazer e lembranas, e ser sempre positiva, ento preciso programar os horrios para ensaio.
- Treinar com parte da banda, que seja pouco mas com frenquncia;
- Fazer os exerccios com ateno;
- Evitar tocar de qualquer forma para no adquirir vcios;
- Executar os exerccios com ateno para no esquecer nada;
- Procurar ouvir a msica em sua verso a ser tocada pela banda e memorizar suas caractersticas;
A simples execuo de um repertrio por um ou mais msicos poderia ser considerada um show, mas no to simples assim.
muito importante que a apresentao seja previamente elaborada e ensaiada e que tenha uma direo de show.
Na preparao de um repertrio h tantos detalhes presentes no inconsciente de cada integrante, que algo podemos garantir:
obrigao da banda como um todo, um lider musical, enxugar o mximo de idias do artista para desenvolver o repertrio,
direo e detalhes muitas vezes invisveis primeira vista. No adianta querer fazer uma banda de Punk Rock se movimentar como o
corpo de um bal clssico, nem uma dupla sertaneja agir como malabaristas de circo s para fazer um show realmente diferente.
Ser no mnimo motivo de risadas e chacotas. Se esse no for o objetivo, importante ouvir as idias de todos na banda e chegar a
um consenso para desenvolver uma boa direo de show, utilizando-se de princpios bsicos como repertrio e posicionamento em
palco ou mergulhar no universo de infinitos detalhes como textos, maquiagem, iluminao, movimentao em palco, figurino, etc...