Board logo

subject: PEQUENO ENSAIO SOBRE A TIMIDEZ [print this page]

PEQUENO ENSAIO SOBRE A TIMIDEZ

A timidez inexplicvel, no ?

Quem a tem, ou teve, sabe do que estou falando.

uma 'contra fora' que temos dentro de ns e que no permite que faamos aquilo que gostaramos de fazer.

A sensao como se voc tivesse milhes de coisas dentro de voc, para falar ou fazer, mas que tem um redutor, que no permite que se d vazo a tudo e voc trava.

No h uma 'organizao interior' normalizando tudo e pondo tudo em fila para fluir normalmente

Acontecendo o travamento, um abrao, pode ir para a prxima parada, no ?

Se voc considerar uma s vida muito difcil entende-la, pois em primeiro lugar no seria justo, devido a tantas frustraes que provoca, tanto profissional como, principalmente, emocional.

Atitudes to simples parecem um monstro para quem a possui.

E sem comunicao no h troca, no h interao e no h fortalecimento do ser, que se torna muito mais vulnervel a eventuais decepes e desiluses que acabam tornando a pessoa ainda mais retrada e que para outras, sem a timidez, serve como vivncias que as tornam mais temperadas para a vida.

E como cur-la? Sabemos que no to fcil, pois algo acima das foras que possumos e como adquirir esta fora para neutraliz-la?

Haja esforo e haja decepes at chegar-se l, se que chegamos, mas ela no prejudicial para todos.

H pessoas que convivem naturalmente com ela, so felizes, pois no sofrem por desejos no conseguidos, masque a timidez provoca em outros.

De onde vem esta fora to grande, que nos neutraliza, e que no est presente entre os nossos irmos ou outros familiares?

Se fosse s pela influncia do meio familiar todos teriam que ter, pelo menos um pouco dela tambm, mas sabemos que no assim.

Entre as famlias como so diversas as personalidades, no mesmo?

Em famlias da minha gerao, onde o nmero de irmos era maior, isto ficava mais visvel.

Em casa, por exemplo, ramos cinco, trs irms, eu e meu irmo.

Com o meu irmo, apesar de termos s dois anos de diferena, nunca tivemos afinidades. Era como se ele fosse muito mais velho do que eu e freqentava um mundo totalmente diferente do meu, no tnhamos nada em comum.

E as minhas irms nenhuma tinha nem um dcimo da timidez que eu tinha.

O meio familiar atua de forma muito individualizada em cada um, o que demonstra que trazemos j alguns pr-requisitos que s nosso.

O certo seria dizer que estamos' numa famlia, pois o tempo que passamos com eles muito curto perto do tempo de tudo, apesar de parecer longa a vida.

Sempre gostei de perguntar a pessoas bem mais velhas, do que eu, se a vida tinha passado rpido e nunca teve uma que me dissesse que no.

A realidade quej trazemos muitas imperfeies vindas de outras vidas e, na maioria quase absoluta da humanidade, atualmente, sai-se pior do que se veio.

Ora, s porque morremos no vamos a um lugar melhor do que aquele que criamos com os nossos sentimentos e pensamentos que tivemos aqui.

Quando jovem, pela incapacidade que me causava a timidez, acabei me refugiando atrs de uma imagem mais agressiva, para poder sobreviver,pois no me conseguia fazer valer, caso assim no fosse, mas isto no me trouxe nenhuma felicidade interior, claro, pois estava sempre sob tenso, me blindei.

Eu acabei me mantendo atrs desta imagem que me trazia companhia, mas no me deixava realizado, pois sabia que as as relaes no eram completas, pois o pnico s estava camuflado e no conseguia desenvolver, nesta parania, a afetividade e a intimidade necessria, que o que nos trs a felicidadee a alegria.

Haja conversa para dissimular.

Tinha quantidade, mas no qualidade.

Como diz a msica eu s vou gostar de quem gosta de mim'.

Fazer isto se condenar infelicidade, pois devemos ser movidos pelos nossos sentimentos e no s pelo que os outros sentem por ns.

No devemos ir ficando com algum, s para no ficarmos sozinhos, seno a pessoa com quem desejaramos estar.

Mas como se harmonizar com algum, seno possumos j dentro de ns esta harmonia?

Passa-se a ser escravo dos outros, sem ter conscincia, e um dia vai cair a ficha e a insatisfao vai prevalecer com tudo e, talvez, no tenhamos mais tempo para irmos atrs daquilo, que nos deixaria realmente felizes.

No meu caso eu no superei a timidez, eu a camuflei violentamente.

E isto, claro, no trouxe melhoria, harmonia e nem alegria nenhuma,

Aproximou-me das pessoas, ou melhor, acabou atraindo elas para mim, mas no era eu que as escolhia, eram elas que me escolhiam, e eu me acomodei nesta situao, por um tempo, depois a frustrao bateu forte e eu tive que ir dar a cara para bater novamente.

Descobrir o prazer de conviver com as pessoas, normalmente, sem nenhuma mascara ou ansiedade, independente de quem sejam, se tm poder ou no, se tem dinheiro ou no. Esta liberdade eu consegui, e gostaria que voce tambm conseguisse, caso tenha o mesmo problema.

Mas ento o que o tmido pode fazer afinal? Pelo menos aqueles casos mais agudos, como era o meu caso?

Eu diria que ele primeiro tem que procurar a todo custo se harmonizar interiormente primeiro. Ai voce diz: Falar fcil, no ? Mas no tem outro caminho.

Aprender a dominar a ansiedade que a que causa o travamento e no ficar se amofinando se no conseguiu, ou por uma eventual frustrao.

Tem que olhar em frente, no ficar se lamentando pelo que no fez, ou pelo que no deveria ter dito ou pelo que deixou passar, ou pelo que deixou de fazer ou ter. No olhar mais para trs

Colocareste objetivo e ir em frente e no se importar comeventuais vergonhas e auto criticasque todo tmido tem.

E, claro, sempre procurar esclarecimentos, no esquecendo que tudo que passamos nesta vida, seja de bom ou ruim so resultados de erros e acertos que vo formando os nossos caminhos de uma vida para a outra.

Tudo colheita.

Tudo que sentimos dentro de ns ou pensamos cria vida no mundo fino que nos rodeia e nos acompanha, tanto nesta vida como depois e depois

O mundo uno, tanto o do lado de c como o do lado de l.

Por isto os ditos:

Pois suas obras os seguiro'

e,

O que o homem semeia isto ele colher'.

Tudoque nos causa sofrimentos ou limitaes, assim como tambm alegrias e paz resultado desta lei, a lei da causa e efeito, a lei da reciprocidade e que quando temos cincia dela e de como funcionaveremos tambm,e muio, que todo sofrimentopode teralivio, quando, pelo conhecimento, sabemos nos adequar a ela.

Se voc quiser se aprofundar mais nestes assuntos e, se entender melhor, leia Na Luz da Verdade', de Abdruschin, no site graal.org.br, onde eu obtive muitos esclarecimentos que,pelo menos para mim, foram fundamentais.

Por: HAMILTON SERPA

Perfil do Autor

CAROS AMIGOS! A melhor forma de me conhecer pelos meus escritos. Eu no escrevo nada em que eu no vibre positivamente na minha colocao, ou que no tenha tido uma vivncia prpria. Agora o que eu sou, no que eu trabalho, se cursei faculdade, onde moro (Curitiba rss)no vai acrescentar nada. E os meus amigos so escolhidos pelo que sentem dentro de si mesmo e no pelo que possuem. Tive a felicidade e a rebeldia para poder manter a minha integridade e minha independncia interior. 'O lema da minha vida: "A felicidade provm do ntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de s mesmo' da escritora Roselis Von Sass - graal.org.br www.hserpa.prosaeverso.net Um beijo a todos. (Artigonal SC #3130359)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/pequeno-ensaio-sobre-a-timidez-3130359.html

welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0