Board logo

subject: Marca E A Visibilidade Do Produto [print this page]


Author: Ivan Postigo
Author: Ivan Postigo

Marca atende sonhos, expectativas, integra pessoas a grupos, d destaque, gera conforto psicolgico, d segurana, objeto de desejo. Ao estar abrigada por uma marca com prestgio a qualidade fsica do bem raramente questionada. Pressupe-se que seu detentor jamais aceitaria ter sua qualidade questionada. O sucesso de uma marca gerado por inmeros e inusitados fatores. Um fato, uma fala, um slogan, um acidente, uma imagem, um desejo, uma expectativa, no h receita definitiva. possvel provoc-lo? Sim, alguns demoram mais que outros, mas sempre h meios. Como diz um amigo: - Criar uma marca de sucesso um negcio complexo, seno todos ns teramos uma. Quem tem um produto com qualidade precisa ter uma marca reconhecida? Uma resposta rpida seria: Sim. Poucas so as empresas que tem produtos sem concorrncia no mercado, ento a marca o fator que os diferencia, que os investe de importncia e lhes atribui valor. O consumidor muda sua percepo de quanto custa para quanto vale! Reconheo que para muitos empresrios que primam pela qualidade de seus produtos v-los sendo substitudo por outros similares, difcil, mas essa a dinmica de mercado. Eles mesmos se fizerem uma boa reflexo vero que tambm agem por percepo e preferncia. Ainda que experimentem perodos de glria marcas tambm envelhecem e so substitudas. No raro, recebemos e-mails com apresentaes saudosistas que nos lembram de produtos e marcas que j no existem mais. Nesse sentido o mercado cruel? Talvez no, apenas prtico. H uma superproduo mundial sendo oferecida de norte a sul, de leste a oeste. Para os iguais prevalece o preo, para os que se destacam o valor. A mais valia o premio pela competncia de sair do lugar comum. Por essa razo h defensores da tese: Torne a sua empresa obsoleta, antes que algum o faa. Temos que ter conscincia que produto no marca e mesmo esta deve representar algo na mente do consumidor para conduzi-lo a sua escolha. Como gestor, sem dvidas, voc vai perguntar: - Devo, ento, entender de produto ou de gente? Entendendo de gente apresentar o produto correto. Simples no? Akio Morita, co-fundador da Sony, dizia com propriedade: Eu no atendo mercados, eu os crio. O produto criado hoje ter amanh inmeros concorrentes, sua nica garantia de destaque ser sua marca! fundamental entender que marca cria um espao na mente e um lugar no corao. Para aqueles que no acreditam na necessidade de seu fortalecimento basta refletir se de vez em quando no solicitam um produto pela marca sem se darem conta. Exemplos no faltam no mercado. Vamos citar alguns, obtidos numa pesquisa: Gillette lmina de barbear

BomBril Palha de ao

Guaran Refrigerante

Maizena Amido de milho

Teflon Revestimento antiaderente

Leite Moa Leite condensado

Modess Absorvente ntimo feminino

Catupiry Requeijo usado em pizzas

Durex Fita adesiva

Xerox Fotocpia

Danone Iogurte

OMO Sabo em p

Nescau Achocolatado em p

Brahma Cerveja

Caldo Knorr Caldo de galinha em cubos

Bic Caneta

Nescaf Caf solvel

Ray-Ban culos de sol

51 Cachaa

Band-aid Curativo

Cotonetes Hastes de algodo

Super Bonder Cola

Caloi Bicicleta

Batata Chips Batata

Havaianas Sandlias

Zorba Cueca Sua lista poder ser maior ou menor que esta, mas no deixar de incluir pelo menos um, ainda que seja extremamente purista. Atingir este status, levar o produto excelncia do reconhecimento, no garante o sucesso a no ser que este esteja a vista e ao alcance do consumidor. Sustentao da marca e visibilidade do produto so fundamentais para a longevidade de um negcio. Ivan Postigo Economista, Bacharel em contabilidade, ps-graduado em controladoria pela USP




welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0