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Author: Fernando Adas
Author: Fernando Adas

ZTE_S302_v2Deve chegar em breve ao Brasil um celular simples no design e prtico no uso. Trata-se do ZTE S 302 que j foi batizado de celular para a melhor idade, ou seja, para a faixa etria acima dos 60 anos. Aproveito a notcia para comentar um dos assuntos mais importantes em marketing: a segmentao de consumidores. Se o Marketing o conjunto das prticas capazes de adaptar determinado produto ou servio a um pblico-alvo, sua premissa de eficcia est na definio das caractersticas e necessidades desse consumidor que se deseja atingir. A grande maioria das empresas, ainda define seu target em funo das caractersticas que este apresenta, ou seja, o sexo, a idade e a renda. As atitudes desse pblico so subestimadas e, por isso, a segmentao comportamental quase nunca influencia os planos de marketing e comunicao. Felizmente, isso est mudando no Brasil e j se observam lanamentos e campanhas ligados a uma tribo mais comportamental. No caso do ZTE S 302, dizer que ele seja dirigido terceira idade ou at as crianas, limitar o seu mbito de oferta. Mais do que a faixa etria, o aparelho resgata e atende necessidade de um segmento enorme de consumidores que tm pavor da tecnologia, os chamados low tech. Talvez, o segmento de Telecom seja um dos mais avanados em tecnologia. Trazer um novo comando, uma nova habilidade, um novo design, toque, som, faz com que esta indstria aquea o mercado e conquiste novos clientes. Entretanto, a premissa de que o consumidor de celulares necessariamente amante de tecnologia, um high tech, no totalmente verdadeira. H toda uma gerao, de jovens inclusive, em busca da simplicidade, da convenincia e da praticidade de um aparelho capaz apenas de ligar, falar e desligar. Simples assim. Trata-se de uma segmentao comportamental que surge com fora neste momento ps-crise, onde a escassez de recursos e empregos nos leva a refletir na verdadeira essncia e necessidades do consumidor. O segmento low tech ainda pouco entendido e atendido pelas empresas, talvez por ser traduzido como um pblico de valor agregado baixo e lento giro de consumo. Ledo engano. A busca pela simplicidade tem sido assumida por pblicos improvveis. Na alta costura, uma das ltimas colees de Roberto Cavalli adotou tecidos e texturas de algodo natural, fibra bsica e tecidos resgatados de um artesanato mais primitivo. A M. Officer, aqui no Brasil, tambm j havia proposto essa tendncia. Em alguns restaurantes mais contemporneos e formadores de opinio como o Semplice, em Milo, h apenas duas opes de prato por dia. Ambos maravilhosos e dignos de serem provados de joelhos, mas apenas dois pratos. A onda do less is more precisa ser entendida e assumida pelos planos de marketing. Afinal de contas, no seu celular ou na sua TV, para que servem mesmo aquelas oito teclas que voc nunca usou? (meu artigo, publicado no site Administrando.biz)About the Author:

Diretor de Planejamento e Atendimento da FM - The Fine Marketing. Com mais de 20 anos nas reas de Marketing Direto e Comunicao Dirigida, j atuou como executivo de Marketing em empresas como Mappin, Lojas Marisa, Casas Pernambucanas, Claro Digital e j desenvolveu projetos de consultoria para Shopping Iguatemi, Ptio Higienpolis e Grupo Rede. Publicitrio graduado pela ESPM/SP e especializaes em Marketing Direto pela FGV/SP e pela Universidade de Toronto, no Canad, um especialista em Comunicao de Varejo e em Projetos de Atendimento e Relacionamento em Marketing Direto.




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