subject: Os desafios da Vida [print this page] Nessas provas, somos avaliados para, posteriormente, sermos escolhidos ou excludos. Para muitos, essa dinmica eleva incrivelmente o nvel de stress.
Sabemos que o ideal o equilbrio. No entanto, a conquista desse equilbrio exige trabalho, comprometimento e dedicao.
Lembremos que qualquer prova exige domnio do contedo, porm o que muitos esquecem que a pessoa responsvel pelo uso desse contedo deve estar em paz. Do contrrio, o resultado poder ser a excluso.
- Mas, como se preparar alm do contedo?
Acredito que a mais importante medida : descobrir a nossa fora, conectar-se com ela e permitir que ela nos guie! Explico:
A fora interior o nosso maior tesouro. Quando estamos fortalecidos dificilmente nos abalamos. Por outro lado, a maioria despreza essa fora, nem sequer a reconhece. E aquilo que no reconhecemos, passa a no existir!
Muitas vezes reconhecemos a fora dos nossos pais, que se referiam a ns, dizendo:
- Voc no vai longe!
- Eu sempre disse ao seu pai que voc mais lento que seu irmo!
- Voc puxou a famlia da sua me, todos uns fracassados!
- Desde pequeno voc vai mal nas provas, imagina nesse concurso!
- Nunca vi voc estudando como sua irm!
Reconhecemos tambm a fora de alguns professores que nos convenciam, ao dizerem:
- Voc est indo muito mal!
- Voc o aluno mais problemtico que eu tenho!
- Sua desorganizao vai lhe fazer rodar!
- Nem com mil horas de estudo, voc vai aprender essa matria!
- Isso no para voc!
Reconhecemos tambm a fora dos amigos, quando diziam:
- Nem pense em tentar!
- Esquece! V se se enxerga!
Ao longo do nosso percurso, sobrevivemos, pois, o nosso desenvolvimento fsico, acusa que crescemos, em idade e tamanho. Contudo, o nosso lado emocional, continua em conflito com as crenas adquiridas.
E quando isso acontece, eu pergunto:
- Ser que o contedo estudado ser suficiente para enfrentar a fraqueza que habita em ns?
Sem a nossa fora, com quem podemos contar?
A fora em ns a fora da vida. Ela sugere que tenhamos crenas positivas a nosso respeito, que lutemos para melhorar a qualidade dos nossos pensamentos e sentimentos em relao ao que merecemos. Devemos lembrar que estamos na posio onde ns nos colocamos, e a vida nos trata do jeito que ns nos tratamos!
Ento, mos obra. Procure a cura das suas crenas negativas. Para isso, existe a terapia, bons livros, cursos de autoajuda, enfim, a medida dos recursos cresce de acordo com a medida da nossa necessidade. Olhe alm do contedo, olhe alm do consciente, olhem alm... l no alm que voc encontrar a sua fora, resgate-a e viva em plenitude!
Lembre-se: o conformismo e as crenas negativas causam stress, pois so carcereiros da liberdade e inimigos do crescimento!
Auditora Fiscal da Receita Federal, Ps Graduada em Direito pela USP, Bacharel em Psicologia pela UNIMAR. Atua em diversas palestras, nacionais e internacionais na rea criminalstica, previdenciria, penal e civil.
Psicoterapia individual de crianas, adolescentes e adultos.