subject: MULHERES,CHEGUEI! [print this page] Pode-se graduar a civilizao de um povo pela ateno, decncia e considerao com que as mulheres so educadas, tratadas e protegidas." (Marqus de Maric) Confesso pr vocs,tenho recebido muitas bnos nesta vida.Ontem,recebi mais uma,importantssima.Tive o direito de ver uma mulher presidente do Brasil,a primeira em 121 anos de repblica. Independente de quem goste ou no de Dilma Rousseff,a filha de um imigrante blgaro e de uma bela mineira,que chegou to alto,no se pode negar que foi uma conquista!Principalmente,por ela nunca ter um cargo eletivo,e,por isso,entrar virgem na poltica e no mais alto cargo do pas. Foi o Lula!,gritam os descontentes e os machistas(pude saborear as caras de horror de dois jornalistas da Globo News,quando viram o "consumatus est"). Foi.Mas,no ter sido s o apoio do lder inconteste do povo brasileiro.Bachelet no fez seu sucessor; voltando h um passado mais remoto,o Imperador Pedro II, no emplacou a filha,a Princesa Isabel,responsvel pela Lei urea,como sua sucessora;Getlio,outro grande lder,suicidou-se. Vocs vo morrer de rir,mas,eu acho que aquela mocinha barbaramente torturada e estuprada nos pores da ditadura e que no delatou seus companheiros,aquela mulher obscura,durante anos no anonimato,aquela guerreira,capaz de reduzir a zero um senador nordestino numa sabatina no Congresso,aquela senhora que recentemente lutou contra um cncer com sinceridade e coragem, uma predestinada. Diante dela ,eu s tenho uma palavra:Respeito.Reverencia! E s peo ao Grande Arquiteto,aquele que escreve certo por linhas tortas,que a proteja,ajude e ilumine. Sob seus frgeis ombros repousa uma grande responsabilidade; sendo a primeira presidenta ela faz questo de ser chamada assim tudo lhe ser cobrado,nada lhe ser perdoado.Num pas onde a agresso s mulheres um cncer social;onde garotinhas so prostitudas,onde muitas mulheres so chefes de famlia, e, - vamos falar claro, - os homens falharam em cento e vinte e um anos de governo,conduzir nosso pas ao seu destino de glrias, ser um tremendo desafio. Mas,acho que ela se sair bem. Chamam-na de bruxa e ela foi eleita no dia das bruxas.Pois ,as bruxas so mulheres sbias,que conduzem com critrio e segurana suas comunidades.Por isso so to perseguidas pelos homens,seja os completos ou os capados que se vestem de saias.Foram queimadas nas fogueiras da Inquisio;hoje,so queimadas e trituradas na sua honra pelos torquemadas que esparzem calnias ao sabor dos ventos. Assim a vida. Pois,como diz a msica,os homens so dependentes e carentes da fora da mulher! *Torquemada,sinistro torturador da Idade Mdia.
Baiana,mulher,67 anos,professora,escritora Profissional,trilingue;gosto de arte,literatura,cinema,viagens. Livros Publicados: Livro de Famlia ,Textos Seletos ,Maktub Contos e Causos,A Bahia de Outrora.
Membro da Academia Pooense de Letras,da CBaL e da Academia de Cultura da Bahia. (Artigonal SC #3588067)