Board logo

subject: Qual O Foco Do Psicopedagogo? [print this page]


Author: Abrew Amambahy
Author: Abrew Amambahy

O psicopedagogo tem que trabalhar dentro das diferenas, entrar de cabea dentro de um paradoxo que faz parte de nossa vida, por isso tem que ter muita reflexo.A questo da aprendizagem uma questo central da psicopedagogia, existe milhes de teorias para se explicar aprendizagem, mas nunca explicaremos totalmente a aprendizagem, porque ns fazemos parte da aprendizagem, a aprendizagem processo, aprendizagem vida, no finito, ou melhor, s deixamos de aprender quando morremos, nossa ltima aprendizagem aprender a morrer.

Para que eu possa trabalhar como psicopedagoga institucional (escola) eu devo ser parceira das professoras claro! Tenho que entrar na classe, detectar as crianas rejeitadas, as atentas e desatentas, as que faltam etc., ou seja, conhecer o perfil da classe.

Olhar, enfim, a dinmica do que acontece naquele lugar especfico de ensino e aprendizagem.

Trabalhar com psicopedagogia dentro da instituio requer outro paradigma. O psicopedagogo trabalha com a questo da aprendizagem enquanto o coordenador trabalha no campo da ensinagem.

No vamos tirar o lugar do coordenador pedaggico que vai trabalhar com os programas, grades curriculares e planejamento de ensino, vamos trabalhar a pessoa deste profissional em ativa relao com o seu saber adquirido no decorrer da sua vida, dando significado na sua prtica.

A psicopedagogia trabalha com dificuldades (em vrios nveis) do aprender, tanto do aprender de quem ensina como o do aprender de quem aprende.

importante se trabalhar a pessoa do profissional da educao, e essa no a funo nem do psiclogo e nem a do pedagogo, a funo do psicopedagogo institucional.

O psicopedagogo no pergunta por qu? Quando voc pergunta por que, voc fecha o quadro da resposta, quando voc pergunta para que? Voc amplia o seu quadro, e temos que estar sempre ampliando possibilidades, esta a nossa funo, mostrar para o seu cliente as vrias possibilidades que ele tem para sair daquela situao difcil e problemtica. se utilizar possibilidades criativas e eficazes, e s atravs da reflexo do professor e do seu aluno que se conseguir uma real transformao do indivduo e isso aprendizagem.

O psicopedagogo sugere alternativas de condutas, no impe.

Literalmente no aprendemos a pensar, vivemos da maneira mais cmoda possvel: paradoxalmente queremos frmulas para ensinar. E como ensinar atravs de frmulas indivduos to diferentes e to iguais ao mesmo tempo? Isso questo para a Psicopedagogia Institucional.

A psicopedagogia ser a primeira profisso regulamentada do prximo milnio baseada na interdisciplinaridade. Isto um marco histrico.

No devemos trabalhar com as perdas, mas sim com as trocas. A vida um paradoxo, a hierarquia sempre ir existir, mas no como forma de poder e manipulao, mas como forma de parceria.

O psicopedagogo na instituio no vai trabalhar com mtodos, estratgias de ensino, que a rea do pedagogo. Assim como os "distrbios" sero trabalhadas pelo psiclogo.O psicopedagogo vai trabalhar a pessoa do professor, o que ele tem de melhor, o aqui e agora, um trabalho bem gestltico, um trabalho de transformao.Essa transformao deve fazer com que o professor no veja o seu aluno como inimigo, mas que veja como parceiro, trabalhar em parceriaAbout the Author:

Pedagoga e Psicopedagoga inovando e aprendendo com as trocas de experiencias, procurando compreender as variadas dimenses da aprendizagem humana, que, afinal, ocorrem em todos os espaos e tempos sociais.




welcome to loan (http://www.yloan.com/) Powered by Discuz! 5.5.0