Critica - Leite derramado, livro de chico Buarque
Leite Derramado
Leite Derramado
Avaliar um livro de Chico Buarque complicado. Se elogiar demais, mais um pseudo intelectual. O elogia s para bancar uma de esperto. Se eu criticar, sou um idiota por criticar o grande Chico Buarque.
Eullio d'Assumpo, o protagonista, um velho centenrio que, como Brs Cubas, passa a contar sua vida ora para a enfermeira, ora para a filha, ora para sua mulher que o abandonou h mais de setenta anosA perspectiva a mesma do clebre defunto de Machado de Assis, pois Eullio um morto-vivo. A narrativa em primeira pessoa errtica como se esperaria de algum com mais de 100 anos, privilegiando os acontecimentos mais remotos memria recente, muito mais voltil nos velhos.Leite Derramado pretende fazer um diagnstico crtico da sociedade brasileira.
claro que Eullio uma metfora do Brasil, claro que ele traz consigo todo o racismo e as aspiraes de grandeza dospersonagens da Velha Repblica, bvio que ele no compreende muito do que acontece a sua volta, evidente a relao entre Matilde e a Capitu de Machadode Assis, assim como a de Eullio e Brs Cubas, ululante o fato de que Chico mostra muito bem a decadncia da elite brasileira do comeo do sculo XX;
Acabei de ler LeiteDerramado' no fim de semana. Achei bom. Nada mais, nada menos. Eu tinha achadoEstorvo' bem chato, por isso nem me animei a encarar Benjamim'. Quando saiuBudapeste' eu decidi dar uma chance ('dar uma chance' para o Chico Buarque bom; que pretenso a minha ) queria ver a histria que o Chico tinha criou aoredor da Hungria. Fiquei impressionado porque o livro simplesmente sensacional, e a partir da virei f do
Chico escritor.
Leite Derramado'no to bom quando Budapeste', mas tambm bem interessante. Em primeirolugar porque muito bem escrito. Ao contrrio do ditado don't believe thehype', Chico Buarque realmente virou um mestre na arte de escrever.
No vamos, porm, exagerar na rasgao de seda: No gostei de algumas coisas em LeiteDerramado', a comear pelo ttulo. D para ler nas entrelinhas o velho emanjado ditado no adianta chorar pelo', o que remete de maneira explcitademais ao carter fatalista da obra, um retrato do destino trgico e dadecadncia de uma famlia tradicional brasileira. Mas no s isso: alm do nome ser feio, bvio e de sentido figurado simplista.Minha crtica mais dura tambm direcionada a um protagonista que no funciona como deveria.
O livro tm muitas citaes histricas de um Brasil que no existe mais, onde o glamour de sefalar em francs para os empregados no entenderem foi substitudo pelo dinheiro fcil e sujo do trfico de drogas; onde o respeito pela hierarquiasocial pr-determinada foi jogado no lixo para dar lugar ao quem pode mais chora menos'. Chico faz diversos paralelos com a realidade atual, e acertamuitas vezes nos alvos planejados com a delicadeza e a maestria de quem domina as metforas e paralelos e como poucos: como na frase (do jeito que as coisas vo) Copacabana se assemelhar a Chicago, com policiais e gngsteres trocando tiros pelas ruas'. Ou como no trecho em que ele conta como o pai perdeu tudo com a quebra da Bolsa de Nova York em 1929. J tudo parte do passado, mas h algo de eterno na sociedade que insiste em sobreviver contra todas as expectativas.
As letras de Chico so indubitavelmente geniais. E genial no uma palavra que deva ser usada levianamente. Talvez esse seja justamente o maior problema deLeiteDerramado.Se o livro fosse lido como o romance de um autor desconhecido, ele seria um livro fabuloso. O problema que o livro no foi escrito por um desconhecido.Foi escrito por Chico Buarque. E por isso espera-se a mesma genialidade no romance que podemos ler nas letras de suas msicas. E, ainda que a linguagem truncada, os aspectos histricos e a escrita em geral seja interessante,Leite Derramadono genial. No um equivalente literrio das msicas do compositor. E esse fato decepciona.
Critica - Leite derramado, livro de chico Buarque
Por:
BrunoPerfil do Autor
(Artigonal SC #3332043)
Fonte do Artigo -
http://www.artigonal.com/ficcao-artigos/critica-leite-derramado-livro-de-chico-buarque-3332043.html
Festa de Casamento em Casa Fardeen Khan A Bollywood Actor Benefiting From Charitable Giving Critical Bench Program Free Water-based Polyurethane Что Дает Организация Корпоративных Мероприятий? Customized Gift Ideas Spartak Moscow vs FK Amkar Perm Live Russian Premier League Free Stream Making Him "tap" Out Is Not Good Enough LED Enclosure Employed In Detention Centers Fabulous 50, Better Than Ever All about Real Ale Singorama Mini Recording Studi