Páginas de culpa
Desde criana que comecei a perceber que os livros que no terminei de ler so como
viagens iniciadas mas nunca acabadas, e o pior, sempre por acabar, tal como uma maldio a me perseguir, como uma alma penada que no tem destino no mundo porque seu destino interrompido no a deixou seguir at o fim sua viagem.
Assim, muitas viagens tenho por fazer, muitas releituras a recomear, pois a estradas pelo meio percorridas no me so mais familiares. Tudo tem de ser reiniciado, passo a passo, estrada a estrada. E cada quilmetro percorrido, uma sina da qual meio pela metade me livro, a alma a se libertar de uma pesada cruz.
Qual dessas cruzes, penso, mais me atormenta ainda hoje? Talvez o Evangelho segundo Jesus Cristo? Talvez O perfume? Talvez o livro inicial da srie Em busca do tempo perdido, o romance O caminho de Swan? Muitos livros, muitas histrias inacabadas, plagas jamais visitadas, paisagens nunca admiradas, pessoas excepcionais e desconhecidas, batalhas por vencer, e perder tambm, experincias a me moldar o carter, a me fazer crescer em personalidade, mundos a explorar. Entre esses mundos, uma visita inacabada, que quero o mais brevemente possvel acabar de fazer, a visita ao Ulisses de James Joyce, esse irlands pregador de peas em palavras, esse prestidigitador das pginas, essas que virarei sem pestanejar, logo tenha em mos o livro, romance-esfinge por decifrar, eu novo dipo ento, todo orgulhoso.
O mesmo acontece com o Grande serto: veredas, outra esfinge, outro mapa literrio de veredas por percorrer, jagunos por enfrentar, o Bem e o Mal a se digladiarem em pginas memorveis de um estilo de contar falando, de Riobaldo, fazendo as coisas acontecerem diante de meus olhos de leitor atento interessado, meio perdido, meio me achando ali pelo mato, pelas travessias de rios, ouvindo os berrantes dos condutores da boiada. No sei por que no me perguntam todos os dias, quando caminho nas ruas, como se virando pginas em branco, porm povoadas de personagens promotores de tribunais de literatura, interrogando-me duramente: "Por que parou? Parou, por qu?"
Com o Terra de Caruaru tudo foi diferente: primeiro, porque pedi a um amigo livreiro' -- sempre me trazendo livros que ele dizia ter ganho de algum, mas que no leria nunca, e eu sempre dizendo "No!" a princpio e acabando por aceitar o presente -- que me trouxesse esse romance de Jos Cond, pois dele j lera a novela (maravilhosa!) Vento do amanhecer em Macambira. Estava curiosssimo pelo que iria encontrar em Terra de Caruaru, s que, por diversos motivos, acabei no passando da pgina 50. Minha me e esposa j o leram e adoraram. Eu j reiniciei sua leitura trs vezes; contudo, no dei prosseguimento a ela. uma prioridade para mim, assim como o Passagem dos Inocentes, que preciso ler com urgncia.
Em uma situao como essa, em que vivo constantemente sob a acusao --minha prpria acusao -- de culpado por no ler, por no saber da beleza das obras deixadas de lado, com um peso enorme na conscincia de leitor frustrado, no h como vociferar um "Protesto!", pois ouviria sempre e sempre um "Mantido!", e com toda a razo do mundo me calaria e assumiria a culpa do crime de ter perdido o que perdi, irremediavelmente. Punio? Priso perptua, sem nenhuma pgina para ler...
Pginas de culpa
Por:
Alcir RodriguesPerfil do Autor
Nasceu em 1968, filho de Alfredo Alvarez Rodrigues Filho, mecnico e Gerente da Cosanpa de Mosqueiro, j falecido, e Joana Maria de Vasconcelos Rodrigues, professora. Tem Mestrado em Letras-Estudos Literrios,pela UFPA, com a Dissertao "Espao ficcional no romance Ponte do Galo, de Dalcdio Jurandir",Especializao "lato sensu" em Lngua Portuguesa e Anlise Literria, pela Unama, com a monografia "Narrativas orais da ilha de Mosqueiro: memria e significado", e graduao em Letras, Lngua Portuguesa, pela UFPA, com o TCC "O fantstico em 'A caada'", de Lygia Fagundes Telles.Artista plstico por hobby, gosta de escrever contos, crnicas, poemas e ensaios de natureza vria, principalmente ligados literatura... Mora numa ilha chamada Mosqueiro, com muitas praias banhadas por um rio-mar com ondas, ondas de guas doces... (Artigonal SC #3203088)
Fonte do Artigo -
http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/paginas-de-culpa-3203088.html
5 Questions You Should Ask Your B2b Prospect List Vendor Dreamweaver Extensions - Dreamweaver Extensions Free QUEM AMA NÃO PRECISA PERDOAR Stop Your Skin From Chafing Интернет-Рудники Электронного Золота: Где Купить И Как Продать Can You Make An Accident Claim If You Do Not Act Promptly? Don't Let Yellow Nail Ruin Your Moment 7 Pas - 7 Passenger Hybrid A1 Solution - A1 Solution Inc Looking Like A Winner What Is A Bol? In Mid Transit, Can A Shipment Still Be Stopped? Convert Mod Files To Mpeg