TERRA BOA!
TERRA BOA!*
TERRA BOA!*
Maria Eli Alves da Silva
Quando cai o crepsculo os valorosos correm para os seios de suas guerreiras. Ali se aconchegam e se preparam para produzirem juntos os frutos da aurora. Acreditam que a unio e a multiplicao so coisas sublimes.
Com o ajuntamento de dois corpos, tudo se multiplicou... Ali comeou a nascer uma princesa, amada entre seus admiradores... Diziam-me que era a menor de todas! No acreditei quando a vi pela primeira vez. "To nanica e acolhendo gigantes!" Pensei comigo.
Confesso, no entendi. Contaram-me sobre seu nascimento, como se tornara a mais bela entre todas da regio, como enriquecer atravs de seus campos e de seus frutos dourados.
Falavam-me de uma terra pequena de pastos verdejantes. Onde seus filhos ou imigrantes se regozigam nos arredores dos inmeros pomares. Terra que mana leite e mel. Suas filhas so vicosas, seus frutos abundantes.
Conheci, anos, depois de seu nascimento, um de seus filhos. Que me disse:
Voc conhece minha morada?
No!
Sou da terra que tem o solo to fertil, que brota ouro.
Ouro?
Sim... A planta chamada cacau, vale ouro!
Ele era um homem valoroso, um trabalhador, forte como sua me. Sua paixo pela terra do cacau era invejvel. Carregava no peito o smbolo de sua amada cidade natal.
Tudo comeou com muita fora, luta coragem, de homens e mulheres guerreiros e guerreiras. Que marcharam para o alvo e construiram a cobiada do sul da Bahia. Disse-me ele, com muito nimo.
Hoje, seu ouro diminuiu um pouco, mas seu povo se orgulha em dizer: "sou fruto da cidade cujo seu maior tesouro a paz e o amor entre seus filhos."
Conhecam caros leitores a majestosa IBIRATAIA...
08/09/2010
*Crnica em homenagem a cidade de Ibirataia
TERRA BOA!
Por:
Maria EliPerfil do Autor
(Artigonal SC #3366041)
Fonte do Artigo -
http://www.artigonal.com/literatura1-artigos/terra-boa-3366041.html
The Major Causes Of Pelvic Pain A Major Breakthrough: Closed Captioning for the Hearing Impaired How to Clear Clogged Drains Coal crusher,coal mill,coal crushing,coal pulverizer,coal mill pulverizer Veneers are Durable but Not Unbreakable Holdem Lesson - How To Be An Aggressive Player Wartrol results - Is it safe to apply? Scrapbook Sketches 8x8 Waterfalls in Koh Chang Car Wraps Introduced You Can Find the Right One for You Easily Scrapbook Sketches 12x12 How to Use the Power of Positive Thinking
www.yloan.com
guest:
register
|
login
|
search
IP(216.73.216.187) California / Anaheim
Processed in 0.017542 second(s), 7 queries
,
Gzip enabled
, discuz 5.5 through PHP 8.3.9 ,