Welcome to YLOAN.COM
yloan.com » misc » O QUE É DESDOBRAMENTO
Gadgets and Gizmos misc Design Bankruptcy Licenses performance choices memorabilia bargain carriage tour medical insurance data

O QUE É DESDOBRAMENTO

O QUE DESDOBRAMENTO

O QUE DESDOBRAMENTO

Aqui vamos nos basear na obra "Doutrina Esprita no tempo e no Espao" de A . Merci Spada Borges e as obras de Alln Kardec.

"Desdobramento o ato ou efeito de desdobrar. Fenmeno medinico que consiste no afastamento do esprito enquanto o corpo fsico permanece em descanso, embora ligado quele pelo cordo fludico. Durante o tempo em que dura o desdobramento, o esprito pode visitar outros locais, na Terra ou no espao, pessoas afins, participar de estudos ou trabalho orientado por espritos superiores. O desdobramento pode tambm ocorrer "naturalmente fora da ao protetora dos instrutores invisveis". Trata-se de desdobramento espontneo. Nesse caso, pode acarretar dificuldades para o esprito do mdium, que poder imiscuir-se em regies inferiores. Entretanto, em qualquer desconforto ou perigo, o esprito retorna de imediato para o corpo. Ele pode ocorrer de forma consciente ou inconsciente.

O desdobramento pode tambm ocorrer de uma forma semi-inconsciente. Nesse caso, o mdium guarda uma lembrana velada do ocorrido durante suas incurses astrais.

Para Allan Kardec, o desdobramento nada mais que o estado sonamblico.

Desdobramento consciente O desdobramento consciente quando, ao retornar ao corpo, o mdium conserva a lembrana dos fatos, dos locais visitados e das atividades realizadas, bem como das emoes vividas.

A mdium Yvonne A Pereira faz a seguinte descrio: "Pressenti que almo (adorvel) fantasma(...) chamava-me para algo importante... O envoltrio carnal se me enrigecia... Procurei, ento, o leito e adormeci sob forte injuno do sono magntico... Desperto em seguida, mas em corpo espiritual, entrando em luta para me desapegar do fardo carnal, ao qual me sentia vinculada por invencveis cadeias...

Desapego-me parcialmente, depois de luta mortificante, dolorosa!"

Nem sempre o desdobramento causa desconforto ao corpo fsico.

O mdium Waldo Vieira narra vrias experincias por ele vividas durante o desdobramento consciente: "A minha conscincia permanecia num grau absoluto de lucidez junto ao corpo fsico. O corpo denso estava deitado do lado direito, na beirada esquerda da cama. Apareceu plida luz amarelada que iluminou tudo como se acima de um par de olhos interiores, no meu ntimo, fossem descerradas imensas plpebras de sbito. Percebi claramente que conservava apenas a parte superior da forma do corpo, ou seja, a cabea, os braos e as mos extrafsicas compostas beira do leito, junto aos meus ps fsicos estendidos. No tinha o restante da aparncia antropomrfica ou do formato humanide constitudo.

Impressionante a sensao de me sentir como criao incorprea, simples fumaa recheada de vontade e pensamentos, qual imensa ameba inteligente das histrias de fico cientfica, com muito mais vida e raciocnio que no corpo da carne. Vieram as imagens, minha memria, do barco ancorado, do avio amarrado resguardando-se da ventania e dos espritos semimaterializados nas sesses de efeitos fsicos. Ao bater minhas mos, vi as palmas brancas como se estivessem de dia sob suave luz solar. Com a forma parcial do psicossoma composto, senti a superfcie do carpete, milacron amarelo-ouro, do quarto. Ao alisar o carpete com as palmas para inspeciona-lo, lembrei-me do piso subjacente e, no mesmo instante, foi possvel observar os tacos do piso sob o milacron. Aps encostar as palmas nos tacos e passar as mos atritando sobre eles, vi a luz proveniente de todo o ambiente, sobre os pedaos de madeira unidos uns aos outros. Pensava em inspecionar mais as instalaes fsicas do quarto, quando me nasceu aquele desconforto global indefinvel e ainda me foi possvel cogitar que estava junto demais do corpo denso, dentro do permetro de atuao totipotente do cordo fludico, essa variao do cordo umbilical at quatro metros de distncia do fsico, com o psicossoma apenas parcialmente exteriorizado no pisco, e com o desconforto admonitrio muito forte, era melhor entrar pelo fsico adentro. Elaborei esta srie de consideraes mentais, em dcimos de segundos, e acordei incontinenti seguindo a conscincia, serenamente sem nenhum hiato. Penso que, junto ao fsico, as aes mentais no psicossoma do a impresso de ser ainda mais relampagueantes. A formao parcial do psicossoma prximo ao fsico se deveu ao breve perodo ainda inicial da projeo e pouca exteriorizao de energia mental na ocasio. Onde se situa essa sensao de desconforto dentro desse nevoeiro vivo.

Desdobramento inconsciente O desdobramento inconsciente ocorre, embora o mdium no guarda lembrana, durante as incurses no plano espiritual. Pode restar algumas lembranas, como se fosse um sonho.

O livro "Projeo do corpo astral" de Sylvan J. Muldoon relata: "Minhas primeiras experincias fora do corpo ocorreram quanto tinha doze anos. Era to jovem e to imaturo que no me dava conta de sua importncia. As coisas aconteciam mais ou menos involuntariamente, e se repetiam com freqncia , at que fiquei to acostumado a elas que, na verdade, cedo deixei de as considerar como algo extraordinrio e algumas vezes as relatei a membros de minha prpria famlia, sem cuidar de seu registro, muito embora vrias pessoas interessadas mo tivessem aconselhado."

O livro dos espritos no captulo VIII "Emancipao da Alma" nos fala: "O sonho liberta, em parte, a alma do corpo. Quando se dorme, se est, momentaneamente, no estado em que o homem se encontra, de maneira fixa, depois da morte. Espritos que se desligam logo da matria, em sua morte tiveram sonhos inteligentes; estes quando dormem renem-se sociedade de outros seres superiores a eles. Com eles, viajam, conversam e se instruem trabalhando mesmo em obras que encontram prontas quanto morrem. Isso deve vos ensinar, uma vez mais, a no temer a morte, pois que morreis todos os dias, segundo a palavra de um santo. Isto para os Espritos elevados. Todavia, a massa dos homens que, na morte, deve ficar longas horas em perturbao, nessa incerteza da qual vos falaram, esses vo, seja para mundos inferiores Terra onde velhas afeies os evocam, seja a procurar os prazeres que podem ser mais inferiores que aqueles que tm a. Eles vo haurir doutrinas ainda mais vis, mais ignbeis, mais nocivas que as que professam em vosso meio. O que gera a simpatia sobre a Terra no outra coisa que o fato de sentirem-se ao despertar, ligados pelo corao queles com quem vieram de passar oito ou nove horas de felicidade ou de prazer. Isso explica tambm as antipatias invencveis, pois sabem no fundo do seu corao que essas pessoas de l tm uma conscincia diversa da nossa e a conhecem sem as ter visto jamais com os olhos. Explica, ainda, a indiferena, visto que no se deseja fazer novos amigos quando a gente sabe que existem outras pessoas que nos amam e nos querem. Em uma palavra, o sono influi mais do que pensais sobre vossa vida."

Kardec em "O livro dos Mdiuns" nos d belos exemplos de bicorporeidade que um fenmeno parecido com o desdobramento. Vejamos este belssimo exemplo ocorrido com Santo Antnio de Pdua: "Santo Antnio de Pdua estava pregando na Itlia, quando seu pai, em Lisboa, ia ser supliciado, sob a acusao de haver cometido um assassnio. No momento da execuo, Santo Antnio aparece e demonstra a inocncia do acusado. Comprovou-se que, naquele instante, Santo Antnio pregava na Itlia, na cidade de Pdua.

Por ns evocado e interrogado, acerca do fato acima, Santo Afonso respondeu do seguinte modo:

1o.Poderias explicar-nos este fenmeno? Perfeitamente. Quando o homem, por suas virtudes, chegou a desmaterializar-se completamente; quando conseguiu elevar sua alma para Deus, pode aparecer em dois lugares ao mesmo tempo. Eis como: o Esprito encarnado, ao sentir que lhe vem o sono, pode pedir a Deus lhe seja permitido transportar-se a um lugar qualquer. Seu Esprito, ou sua alma, como quiseres, abandona ento o corpo, acompanhado de uma parte do seu perisprito, e deixa a matria imunda num estado prximo do da morte. Digo prximo do da morte, porque no corpo ficou um lao que liga o perisprito e a alma matria, lao este que no pode ser definido. O corpo aparece, ento, no lugar desejado. Creio ser isto o que queres saber.

3.Ser indispensvel o sono do corpo, para que o Esprito aparea noutros lugares? A alma pode dividir-se, quando se sinta atrada para lugar diferente daquele onde se acha seu corpo. Pode acontecer que o corpo no se ache adormecido, se bem seja isto muito raro; mas, em todo caso, no se encontrar num estado perfeitamente normal; ser sempre um estado mais ou menos exttico.

Nota: A alma no se divide, no sentido literal do termo: irradia-se para diversos lados e pode assim manisfestar-se em muitos pontos, sem se haver fracionado. D-se o que se d com a luz, que pode refletir-se simultaneamente em muitos espelhos.

O QUE DESDOBRAMENTO

Por: Henrique Pompilio de Arajo

Perfil do Autor

(Artigonal SC #3212334)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/religiao-artigos/o-que-e-desdobramento-3212334.html
Os meus desdobramentos Off Duty Soldiers Use First Aid Skills to Save Civilians The Four Insincere Ideas About Intriguing Assignment Multiple Sclerosis (MS) - AYURVEDA AT ITS BEST Japanese Vocabulary List VIAGEM A CASA DA NILA Страшные Социальные Сети Topons Adapter Adapts Your Psp Understanding The Ira UM MUNDO ONDE SE MORA EM ÁRVORES Mauritius: An Oasis For Enjoying Water Activities Pembroke Pines & Fort Lauderdale Invisalign 5 Benefits of Permanent Makeup in Boca Raton, Fl
print
www.yloan.com guest:  register | login | search IP(216.73.216.114) California / Anaheim Processed in 0.025338 second(s), 5 queries , Gzip enabled , discuz 5.5 through PHP 8.3.9 , debug code: 47 , 9278, 85,
O QUE É DESDOBRAMENTO Anaheim